'Argo' leva principal prêmio do Sindicato de Atores dos EUA

Longa de Ben Affleck foi premiado em cerimônia realizada no domingo, 27, em Los Angeles

por AFP - Agence France-Presse 28/01/2013 16:18

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

CORREÇÃO:

Preencha todos os campos.
Warner Bros. / Divulgação
Longa dirigido e protagonizado por Ben Affleck levou o troféu na categoria Melhor Elenco (foto: Warner Bros. / Divulgação)
'Argo', um drama dirigido e protagonizado por Ben Afflek sobre a crise dos reféns no Irã, ganhou no domingo, 28, em Los Angeles o principal prêmio do Sindicato de Atores dos Estados Unidos (SAG), em um novo impulso em direção ao Oscar, realizado em fevereiro.

Os outros grandes vencedores da noite foram Daniel Day Lewis, por sua interpretação de Abraham Lincoln no filme biográfico 'Lincoln' - de Steven Spielberg -; e Jennifez Lawrence, graças a sua encarnação de uma viúva depressiva na comédia romântica 'O lado bom da vida'.

'Argo' levou o prêmio de Melhor Elenco um dia após o polêmico filme - baseado na história real da participação de Hollywood na fuga de diplomatas americanos de Teerã em 1979 -, obter o principal prêmio do Sindicato de Produtores (PGA).

Além disso, a produção surpreendeu ao levar neste mês os Globos de Ouro de Melhor Filme e Melhor Diretor, e está indicada em sete categorias ao Oscar.

"Não posso acreditar que estou no mesmo lugar onde Daniel Day-Lewis acaba de estar. Sinto que vou me tornar um ator melhor graças a sua radiação", disse Affleck ao receber o prêmio, pouco depois de seu colega britânico receber uma estatueta por 'Lincoln'.

É o terceiro prêmio SAG recebido por Day-Lewis, que também briga por um Oscar por sua interpretação cuidadosa do ex-presidente americano em 'Lincoln', que tem 12 indicações da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood.

Já Jennifer Lawrence levou o troféu SAG depois de ter recebido um Globo de Ouro por 'O lado bom da vida'. "Alguns de vocês terem votado em mim é um sentimento indescritível", disse a promissora atriz de 22 anos, agradecendo ao diretor David O. Russell e ao seu colega de elenco, Bradley Cooper.

'O lado bom da vida' está indicado a oito Oscar, entre eles de Melhor Filme e Melhor Diretor. Além disso, rompeu um jejum ao ser o primeiro filme desde 1981 a competir por um Oscar nas quatro categorias de atuação.

A cerimônia no Auditório Shrine de Los Angeles começou entregando seus dois primeiros troféus a Tommy Lee Jones e Anne Hathaway, por seus papéis coadjuvantes em 'Lincoln' e 'Os miseráveis', respectivamente.

"Obrigada por me indicar junto a mulheres e atuações tão incríveis', disse Hathaway ao receber seu prêmio pela interpretação de Fantine em 'Os miseráveis', filme protagonizado por Hugh Jackman. "E obrigada à minha mãe, por votar em mim", brincou a atriz sobre Kate Hathaway, que costumava interpretar o mesmo personagem no musical da Broadway.

Tommy Lee Jones, ausente na cerimônia, levou o prêmio de Melhor Ator Coadjuvante, disputado com Javier Bardem, que estava indicado por sua interpretação de Silva, o vilão cibernético de '007 - Operação Skyfall', o último filme de James Bond.

Os prêmios SAG são considerados um sinal da tendência do Oscar - prêmio que será entregue no dia 24 de fevereiro em Hollywood -, já que os integrantes do Sindicato de Atores também são membros da Academia das Artes e Ciências Cinematográficas.

Veja a lista de vencedores nas principais categorias cinematográficas:

Melhor Elenco

Argo (vencedor)
O Exótico Hotel Marigold
Os Miseráveis
Lincoln
O Lado Bom da Vida

Melhor Protagonista - Ator

Denzel Washington - O Voo
Daniel Day-Lewis - Lincoln (vencedor)
Hugh Jackman - Os Miseráveis
Bradley Cooper - O Lado Bom da Vida
John Hawkes - As Sessões

Melhor Protagonista - Atriz

Helen Mirren - Hitchcock
Naomi Watts - O Impossível
Marion Cotillard - Rust & Bone
Jennifer Lawrence - O Lado Bom da Vida (vencedor)
Jessica Chastain - A Hora mais Escura

Melhor Ator Coadjuvante


Alan Arkin - Argo
Tommy Lee Jones - Lincoln (vencedor)
Philip Seymour Hoffman - The Master
Robert DeNiro - O Lado Bom da Vida
Javier Bardem - 007 - Operação Skyfall

Melhor Atriz Coadjuvante

Maggie Smith - O Exótico Hotel Marigold
Anne Hathaway - Os Miseráveis (vencedor)
Sally Field - Lincoln
Nicole Kidman - The Paperboy
Helen Hunt - As Sessões

Melhor Equipe de Dublês em filme

O Espetacular Homem-Aranha
O Legado Bourne
Batman - O Cavaleiro das Trevas Ressurge
Os Miseráveis
007 - Operação Skyfall  (vencedor)

MAIS SOBRE CINEMA