Sylvio Back vai levar o romance Angústia, de Graciliano Ramos, para as telas

Filme foi gravado em Alagoas e no Rio de Janeiro

31/07/2012 10:13

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

CORREÇÃO:

Preencha todos os campos.
Divulgação
(foto: Divulgação)
 
Angústia, romance escrito por Graciliano Ramos, vai chegar ao cinema pelas mãos do diretor Sylvio Back. Ele já aderiu à moda do documentário prévio, assim como Walter Salles fez antes de rodar Na estrada, baseado no clássico do autor beatnik americano Jack Kerouac. O universo Graciliano foi filmado em Alagoas e no Rio de Janeiro.
 
No início do ano que vem, os sets do longa-metragem de ficção serão montados em Alagoas, estado natal do escritor. Trata-se do único romance de Graciliano que não chegou às telas. Nelson Pereira dos Santos adaptou Vidas secas e Memórias do cárcere; Leon Hirszman fez São Bernardo. Não há como falar de cinema brasileiro sem referência a esses três longas-metragens, o que aumenta o desafio colocado para Back. Ele próprio se encarregou do roteiro.
 
Angústia é protagonizado pelo funcionário público Luís da Silva, às voltas com recordações de sua vida, da morte do pai e do amor por Marina. O filme de Back se chamará A angústia e tem a missão de expressar com imagens a face dostoievskiana de Luís, a narração em primeira pessoa e a densidade psicológica construída por Graciliano.
 
Em entrevista à imprensa, Back declarou que pretende mergulhar no universo que cercava o escritor alagoano. Quer levar para as telas o que chamou de “um filme vida-e-morte de Graciliano Ramos”. O cineasta assinou Aleluia Gretchen, Lost Zweig, Cruz e Sousa – O poeta do desterro e A guerra dos pelados, entre outras fitas.


VÍDEOS RECOMENDADOS

MAIS SOBRE CINEMA