Jogos vorazes mistura reality show, violência e romance

Estreia hoje filme baseado no best-seller de Suzanne Collins que é sucesso entre os teens

23/03/2012 07:00

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

CORREÇÃO:

Preencha todos os campos.
Paris Filmes/Divulgação
Effie Trinket (Elizabeth Banks), que faz a colheita dos jovens, e a escolhida, Katniss Everdeen (Jennifer Lawrence) (foto: Paris Filmes/Divulgação)
 
Lugar-comum são adaptações de livros para o cinema deixarem a desejar. E é o que parte da crítica já vem dizendo sobre Jogos vorazes, a esperada estreia teen. O filme do diretor Gary Ross, baseado no best-seller homônimo de Suzanne Collins, já está sendo acusado de simplificar o texto, que, diga-se, não tem grandes pretensões literárias. Mas nada disso deve impedir multidões de adolescentes de lotarem as salas de exibição a partir desta sexta-feira. Veja mais imagens do filme!
O romance (traduzido para 16 idiomas), originalmente publicado nos Estados Unidos em 2008, deu origem à trilogia narrada na primeira pessoa por Katniss Everdeen (Jennifer Lawrence), garota de 16 anos que vive em um mundo pós-apocalíptico, num país chamado Panem (antes América do Norte). O tal país está dividido em 12 distritos e é governado por uma poderosa cidade central, a Capital. A proposta é mesclar mitologia, reality show, guerras, história, com certa contextualização política.
Os tais Jogos vorazes são evento anual transmitido ao vivo pela televisão. Para participar, são selecionados um menino e uma menina de cada distrito, com idades entre 12 e 18 anos. Entre os 24 adolescentes, ganha aquele que sobreviver. A seleção dos gladiadores é feita por sorteio, o que deixa os candidatos em pânico só de pensar em sua convocação. Effie Trinket (Elizabeth Banks) é a responsável por fazer o que eles chamam de colheita dos jovens.
O centro de tudo é a história de Katniss Everdeen, que mora no distrito 12, o mais pobre deles, com a mãe e a irmã mais nova Primrose (Willow Shields) – seu pai morreu. Ela sustenta a família caçando ilegalmente na floresta. Tudo se complica quando sua irmã é selecionada para participar dos jogos e ela acaba se oferecendo para ir no lugar dela. O pior: seu “inimigo” será Peeta Mellark (Josh Hutcherson), o cara que estudava na mesma escola de Katniss e que já havia ajudado no passado. Ele, ao contrário dela, é de família rica da região.
Em cena, uma grande mistura que vai envolver jogos romanos, reality show, com cenas que lembram de American idol á cerimônia do Oscar. Há até quem associe cenário e figurinos dos habitantes da Capital criada por Gary Ross a Alice no país das maravilhas.
 
Trilha emplaca
Já é sucesso a trilha sonora de Jogos vorazes, que reúne nomes de figurinhas carimbadas da cena musical. O tema da mocinha, Katniss Everdeen (Jennifer Lawrence), ficou a cargo de ninguém menos que a estrela do country americano Taylor Swift. Ela se uniu à dupla The Civil Wars para criar Safe and sound, música que retrata as angústias e dúvidas da personagem. Também na voz da moça, Eyes open, esta mais dançante. Os canadenses do Arcade Fire entram em cena com Abraham’s Daughter, além do hino da Capital, que controla todos os 12 distritos da história. Assista ao trailer!
 


MAIS SOBRE CINEMA