No carnaval, a brincadeira de esconder e revelar

Acessório indispensável para os foliões são as máscaras, que revelam ousadia, alegria, sonhos e até o desejo de sentimentos intensos e de viver outras vidas

Lilian Monteiro 23/02/2020 23:29
Paulinho Miranda/EM/D.A press
(foto: Paulinho Miranda/EM/D.A press)
Além das máscaras invisíveis da vida real, do cotidiano, umas das mais antigas práticas humanas é o uso de máscaras para os mais diversos eventos e fins, de acordo com a cultura e a religiosidade de um povo. Dos egípcios aos gregos, dos contadores de história ao Halloween e, claro, no carnaval, adereço indispensável à imaginação. E, por que não, de revelação. Engana-se quem pensa se tratar apenas de uma fantasia, de só diversão.

Marília Brandão Lemos de Morais Kallas, psiquiatra, psicanalista e membro da diretoria da Associação Mineira de Psiquiatria, afirma que “no carnaval, literalmente, usamos máscaras que escondem nossa própria face e nos permitem diminuir as repressões sociais e assumirmos os mais diversos personagens e fantasias que queiramos representar, tais como Colombina, Pierrot, Rei Momo, entre outros, e vivermos a alegria e a folia com menos repressões sociais.”

E Olinta Fraga, psicóloga junguiana, destaca que “em fevereiro, anualmente, temos uma chance de experimentar por algumas horas facetas contidas e mesmo desconhecidas que nos habitam. O carnaval cumpre a função de abolir as diferenças num campo único onde reis, princesas, bruxas, sereias, palhaços e super-heróis convivem harmoniosamente. Posso ainda experimentar meu lado masculino ou feminino. São algumas horas onde o convite é guardar nossas máscaras sociais cotidianas e darmos passagem pelo anonimato adornado por uma máscara escolhida, a aspectos de nossa verdadeira natureza.”

Simbologia e comunicação

Já Yubertson Miranda, ou como é mais conhecido, Yub Miranda, astrólogo, numerólogo, tarólogo, formado em filosofia pela PUC-MG e simbologista, traduz com profundidade as máscaras humanas que se revelam no carnaval. Momento dos mais oportunos.

Para Yub Miranda, “as máscaras de carnaval podem ser vistas como símbolos, tal como uma tatuagem. Mas uma espécie de tatuagem de verão. Daquelas que colocamos na praia e saem após o dia. Queremos sentir por breves momentos os sentimentos que essas imagens simbólicas veiculam. E expressá-los dentro de um contexto carnavalesco, mais livre. Não temos o peso do julgamento social durante esta época. E, com isso, damos vazão ao que desejamos transmitir por meio das máscaras que usamos na festa de Momo”.

Segundo Yub, cada máscara manda um recado. “A verdade é que as análises demonstram a relevância das máscaras como dispositivos para projeções interiores e exteriores que facilitam processos de autoconhecimento e de desenvolvimento da oralidade em público. Percebe-se, ainda, que há diversidade na manifestação e expressão de pensamentos e sentimentos.”

Veja a interpretação de Yub Miranda sobre o significado de alguns clássicos do carnaval:

Troca de gênero

Paulinho Miranda/EM/D.A press
(foto: Paulinho Miranda/EM/D.A press)

“Pode ser que essas máscaras sejam o meio pelo qual possamos expressar uma atitude desprovida de preconceito. Queremos dar vazão à liberdade de ser: de ser diferente, de ser fora dos padrões convencionais da sociedade.” 


Profissões

Paulinho Miranda/EM/D.A press
(foto: Paulinho Miranda/EM/D.A press)

“Cada profissão tem suas peculiaridades. A máscara de carnaval de enfermeira ou de médico, por exemplo, pode transmitir a disponibilidade do folião de cuidar. Um desejo, muitas vezes inconsciente, de oferecer seu colo, seu carinho, seus cuidados a outra pessoa dentro de um clima romântico durante o período carnavalesco. Pode indicar uma predisposição em começar um relacionamento nesta época.”

Monstros, filmes de terror

Paulinho Miranda/EM/D.A press
(foto: Paulinho Miranda/EM/D.A press)

“Na psicologia analítica (também conhecida como junguiana), existe uma faceta comum a todas as pessoas: a sombra. Ela representa tudo aquilo que tentamos reprimir em nós pelo fato de a sociedade condenar, considerar algo sujo, feio, monstruoso. Pessoas que usam as máscaras de monstro durante o carnaval podem – inconscientemente – desejar mostrar esse lado sombrio e assustador de si. Ou, muitas vezes, alguém que tende a ter uma personalidade mais tímida, receosa, insegura, quer nesta época causar medo nas pessoas, isto é, sair da condição de 'ser assustada' pelo mundo, pelas figuras de autoridade, pelas duras realidades da vida. E 'trocam de posição', sendo nestes dias aquele que 'assusta'.”

Desenhos animados

Paulinho Miranda/EM/D.A press
(foto: Paulinho Miranda/EM/D.A press)

“Estar com a máscara de personagens de filmes ou desenhos marcantes pode indicar o quanto gostamos do tipo de história ali contado. A saga de cada personagem é uma jornada que admiramos, que nos identificamos. Talvez por já termos vivido algo semelhante em nossa vida ou por almejarmos ter uma aventura similar a desses desenhos e filmes.”

Contos de fadas

Paulinho Miranda/EM/D.A press
(foto: Paulinho Miranda/EM/D.A press)

“Cada conto de fadas tem sua lição. Muitas vezes, a máscara desse conto é uma mensagem: admiramos os aprendizados e os tipos de situações mais marcantes de determinada estória.”

Super-heróis

Paulinho Miranda/EM/D.A press
(foto: Paulinho Miranda/EM/D.A press)

“Cada herói ou personagem favorito tem características que admiramos. E a máscara dele pode justamente ser uma forma de dizermos ao mundo que amamos essas qualidades. Além de revelar o quanto desejamos também ser assim, agir como esses personagens agem.”

Pessoas famosas, poderosas, históricas

Paulinho Miranda/EM/D.A press
(foto: Paulinho Miranda/EM/D.A press)

“A máscara desse perfil é uma espécie de crítica ou de reverência a essa pessoa. Porque queremos mostrar o quanto não concordamos ou o quanto aprovamos as decisões mais marcantes que tal personalidade tomou em sua vida.”

Animais

Paulinho Miranda/EM/D.A press
(foto: Paulinho Miranda/EM/D.A press)

“No xamanismo há uma experiência em que se busca conhecer qual é o seu animal de poder. As características desse podem representar um perfil de nossa personalidade ou o tipo de comportamento que precisamos desenvolver e expressar. Essa máscara de animal pode justamente enaltecer a nossa identificação com esses atributos ou o desejo de vivenciá-los.”

Sereias, unicórnios...


"Tais máscaras podem indicar o quanto amamos fantasia e estamos com a predisposição neste período de carnaval em acreditar no impossível ou em esquecer bastante a realidade.”

 

O CarnaUai

Neste carnaval 2020, o Portal UAI e o Estado de Minas terão mais uma vez uma cobertura especial dos blocos de rua em Belo Horizonte

Veja a lista completa dos blocos de rua de Belo Horizonte

Confira as datas:

Monte sua agenda de carnaval

Já montou a sua programação para o carnaval 2020? O Portal Uai criou uma ferramenta especialmente para te ajudar! É bem rápido. Monte seu roteiro de carnaval para agitar nos seus bloquinhos favoritos. Veja como é fácil: 

Escolha a data em que vai curtir o carnaval
  • Selecione os blocos que você vai participar
  • Depois que selecionar, clique no botão “Gerar Agenda”. Pronto, seu roteiro foi criado.
  • Agora, compartilhe com seus amigos sua programação do carnaval 2020.

Mapa dos blocos

Os blocos de rua do carnaval BH 2020 já estão nas ruas para a folia. Chegou a hora de vestir as fantasias, preparar o glitter e entrar no ritmo do carnaval 2020. 

E para te ajudar nessa preparação, listamos uma programação com centenas de blocos de rua de BH. Confira todos os blocos de cada dia.      

MAIS SOBRE CARNAVAL