Bloco Joga Limpo: Foliões mantêm ruas limpas no cortejo do Então, Brilha!

Equipe ficou responsável por manter a capital mineira limpa durante a folia

Gustavo Werneck Lara Pereira 22/02/2020 09:59
Leandro Couri/EM
Foliões foram vistos recolhendo lixo despejado nas ruas durante trajeto do bloco (foto: Leandro Couri/EM)

Um dos blocos mais esperados do Carnaval de Belo Horizonte, o ‘Então, Brilha!’ também foi palco da boa ação dos foliões. Durante a festa, uma equipe ficou responsável por manter as ruas da capital mineira limpas.
 
Alguns foliões foram vistos recolhendo os itens despejados no trajeto do bloco. Eles limpavam tudo o que encontravam no chão, principalmente latas de cerveja, refrigerante e garrafas de água.

O ‘Então, Brilha!’ marcou oficialmente a abertura do Carnaval 2020, na manhã deste sábado, no Centro de Belo Horizonte. Em tom de protesto, o bloco fez duras críticas ao governador Romeu Zema (Novo) e também à Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG).

Zema e as autoridades foram bastante criticados por conta da proibição de circulação de trio elétricos, por questão de segurança, o que levou à desistência de alguns, como o Juventude Bronzeada.

Ver galeria . 23 Fotos Milhares de pessoas acompanham, neste sábado, o bloco Então, Brilha!, no centro de BH. Protesto e música marcaram o cortejo
Milhares de pessoas acompanham, neste sábado, o bloco Então, Brilha!, no centro de BH. Protesto e música marcaram o cortejo (foto: )

Então, Brilha!

Um dos blocos mais conhecidos, esperados e brilhantes de Belo Horizonte, o 'Então, Brilha!', surgiu em 2010 como uma ala de amigos em blocos do carnaval do Rio de Janeiro. No ano seguinte, essas pessoas se organizaram para desfilar na capital mineira, onde a folia com blocos de rua voltava a ganhar força. 

O nome faz um brincadeira com a estrela do jogo eletrônico Super Mário Bros e é, ao mesmo tempo, uma referência a um poema do escritor russo Vladimir Maiakovski chamado "gente é pra brilhar". 

O título do poema é, inclusive, citado em uma das estrofes do hino do bloco. O ponto de partida do 'Então, Brilha!' é tradicionalmente a entrada do Hotel Brilhante, na Rua Guaicurus. A escolha pelo local como concentração é um desdobramento do discurso dos integrantes do bloco em favor da diversidade e da inclusão.

O CarnaUai

Neste carnaval 2020, o Portal UAI e o Estado de Minas terão mais uma vez uma cobertura especial dos blocos de rua em Belo Horizonte

Veja a lista completa dos blocos de rua de Belo Horizonte

Confira as datas:

Monte sua agenda de carnaval

Já montou a sua programação para o carnaval 2020? O Portal Uai criou uma ferramenta especialmente para te ajudar! É bem rápido. Monte seu roteiro de carnaval para agitar nos seus bloquinhos favoritos. Veja como é fácil: 

Escolha a data em que vai curtir o carnaval
  • Selecione os blocos que você vai participar
  • Depois que selecionar, clique no botão “Gerar Agenda”. Pronto, seu roteiro foi criado.
  • Agora, compartilhe com seus amigos sua programação do carnaval 2020.

Mapa dos blocos

Os blocos de rua do carnaval BH 2020 já estão nas ruas para a folia. Chegou a hora de vestir as fantasias, preparar o glitter e entrar no ritmo do carnaval 2020.

E para te ajudar nessa preparação, listamos uma programação com centenas de blocos de rua de BH. Confira todos os blocos de cada dia.
 
 
* Estagiária sob supervisão do subeditor Frederico Teixeira 

MAIS SOBRE CARNAVAL