'Festa do Peão de Rodeios de Barretos' anima carnaval em Joaquim Felício

Carnaval na Região Central de Minas ainda tem rivalidade entre escolas de samba que levam diversão aos moradores

Luiz Ribeiro/EM
Desfile da Escola de Samba Acadêmicos do Samba da Rua Primeiro de Maio/Bloco do Paulo Leite em Joaquim Felício (foto: Luiz Ribeiro/EM)

A pequena Joaquim Felício, Região Central de Minas, com 4,4 mil habitantes ganhou ares da Festa do Peão de Rodeios de Barretos na noite deste domingo. O famoso evento da cidade paulista foi o tema do enredo da escola de samba Acadêmicos da Rua Primeiro de Maio, mais conhecida por Bloco do Paulo Leite, seu antigo nome.

A agremiação completa 65 anos de existência em 2019. A agremiação foi fundada pelo aposentado Paulo Leite, de 77 anos, que tinha apenas 12 quando criou o bloco.
 
Atualmente, a escola de samba é coordenada pela arquiteta Márcia Cristina Leite, filha de  Paulo Leite. "Escolhemos a Festa de Barretos como tema do nosso enredo aqui tem muita criação de cavalos e a agricultura é base da economia do município", afirmou Márcia.

O Bloco do Paulo Leite desfilou no Centro de Joaquim Felício com cinco carros alegóricos fazendo alusão à festa do peão de Rodeios de Barretos. Ao final, o público foi animado por uma afinada bateria.

Cidade dividida

Uma cidade dividida, mas somente por conta da alegria. Esta é a condição de Joaquim Felício no Carnaval.

A área urbana é cortada pelo Rio Embarassaia. Duas agremiações rivais disputam os desfiles carnavalescos na cidade, cada uma situada de um lado do Rio Embarassaia. Na região mais central fica a sede da Escola de Samba Acadêmicos da Rua Primeiro de Maio/Bloco do Paulo Leite; e "lado de lá" está a Escola de Samba Garimpeiros do Samba, fundada no ano 2000.

A Garimpeiros do Samba desfilou sábado e volta a se apresentar nesta segunda-feira.  Depois da exibição deste domingo, a Acadêmicos do Samba da Rua Primeiro de Maio/Bloco do Paulo Leite volta a desfilar terça-feira. As duas agremiações contam com o apoio da prefeitura do município.

Luiz Ribeiro/EM
Desfile da Escola de Samba Acadêmicos do Samba da Rua Primeiro de Maio/Bloco do Paulo Leite em Joaquim Felício (foto: Luiz Ribeiro/EM)


MAIS SOBRE CARNAVAL