Embaixo de muito calor, blocos fazem prévia do carnaval em BH neste sábado

Os blocos já promovem os ensaios e a animação promete ser ainda mais atrativa que o ano passado, quando a cidade recebeu mais de 3 milhões de visitantes

por Elian Guimarães 19/01/2019 14:47

Jair Amaral/EM/D.A.Press
No Esplanada, na Região Leste de BH, o Bloco Unidos do Queimalargada arrastou uma multidão pelas ruas do bairro (foto: Jair Amaral/EM/D.A.Press)

A folia está nas ruas de uma BH sob alta temperatura. Os blocos já promovem os ensaios e a animação promete ser ainda mais atrativa que o ano passado, quando a cidade recebeu mais de 3 milhões de visitantes. Na manhã deste sábado foliões se reuniram na esquina das ruas Santa Rita Durão, Piauí e avenida Afonso Pena. A abertura foi com o bloco Lavô Tá Novo, que tem como bandeira a reciclagem e o cuidar do espaço púbico. Segundo a assessora de comunicação do bloco Maria Clara Gonçalves, o propósito é alertar as pessoas para o excesso de consumo e suas consequências como a geração de lixo e desperdícios.


O bloco leva em sua trajetória um varal de trocas, onde os participantes levam roupas que não usam mais que são penduradas e disponibilizadas para trocadas à medida que alguém se interesse em adquiri-las. Nascido há três anos no Bairro Floresta, apresenta um repertório de músicas dos anos 80, algumas classificadas como “bregas”, mas que “todo mundo gosta de cantar, às vezes até escondido”, brinca a assessora. O ensaio acontece na praça Negrão de Lima, no bairro de origem, mas se deslocou na manhã deste sábado depois de uma parceria com um bar no bairro Funcionários. No mesmo local se apresentam ainda nesta tarde os blocos Lua de Cristal, com repertórios da cantora Xuxa e Abacaxi, com ritmos da Tropicália.

Ver galeria . 17 Fotos bloco Lavô Tá NovoJair Amaral/EM/D.A.Press
bloco Lavô Tá Novo (foto: Jair Amaral/EM/D.A.Press )


No Esplanda, região leste, foi a vez do bloco Unidos do Queimalargada, arrastar uma multidão pelas ruas do bairro. A vizinhança ajudava a refrescar os foliões jogando água de mangueiras. Até um cachorro vestiu fantasia de anjinho, levado por sua dona Júlia Campos, design de ambiente que pela primeira vez participava do desfile. “Sempre participo de outros blocos mas hoje estou no meu bairro”. A jornalista Fernanda Machado, uma das organizadoras do bloco disse que o bloco não faz ensaio e “por isso o nome. Não temos número de músicos e aqui chega e toca quem quiser”. Apesar do improviso os instrumentistas estavam bem afinados, observaram as amigas Larissa Startelli, Izabella Coutinho, Laura Coutinho e Natália Niquini.

MAIS SOBRE CARNAVAL