"Turma das pererecas" comemora 25 anos no carnaval de Diamantina

Amigos, tradicionalmente, se reúnem na cidade onde, inclusive, já montaram até uma "sede"

por Luiz Ribeiro 11/02/2018 11:07
Luiz Ribeiro/ EM/ D.A Press
Turma das pererecas comemora os 25 anos no "QG" no grupo, em Diamantina (foto: Luiz Ribeiro/ EM/ D.A Press )
Eles não chegam a formar exatamente um bloco, mas é quase. O grupo em questão é  a "Turma das Pererecas", que em 2018 completa 25 anos seguidos de presença no Carnaval de Diamantina, no Vale do Jequitinhonha.
 
A turma é constituída  por um grupo de amigos de Belo Horizonte, que decidiram se juntar para curtir a folia na cidade histórica, que fica a 280 quilômetros de BH, com muita animação, harmonia e, claro, muita cerveja. Com cerca de 25 integrantes, na comemoração das "bodas de prata", a turma das Pererecas desenvolveu uma "marca própria", um logotipo dívulgado em camisetas e bandanas distribuídas para os foliões que curtem a festa. 

"Na comemoração dos nossos 25 anos, também estamos ajudando a resgatar o carnaval de Diamantina ", afirma o empresário João Gustavo Dumont, de 28 anos, líder da "turma". Ele "herdou" o posto do pai, Kleber Dumont, que criou a animada trupe há 25 anos.

O grupo de amigos montou o seu "QG" em um predio histórico, ao lado do conhecido bar "A Baiúca", na Rua da Quitanda, um dos principais pontos de concentração da festa momesca na terra de Jk, onde a "muvuca " segue dia e noite e promete acabar somente na madrugada de Quarta-Feira de Cinzas. Haja disposição! Decorada e "personalizada" com o "logotipo"  da turma,a  "sede" foi denominada "Refúgio das Pererecas".
Luiz Ribeiro/ EM/ D.A Press
Blocos de carnaval ditam o ritmo do feriado no Centro Histórico de Diamantina (foto: Luiz Ribeiro/ EM/ D.A Press )
 
Também componente da "turma ", o empresário Gustavo Nonaka lembra que o  "Refúgio" recebe as visitas de mulheres,  tratadas ali  com muito respeito pelo grupo. "Aqui, somos uma família. Todas as mulheres são bem tratadas e respeitadas", afirma Gustavo, que comemora 15 anos como integrante da animada turma de amigos que curtem a folia na cidade histórica.

MAIS SOBRE CARNAVAL