Sábado de Carnaval na Savassi é marcado pela alegria e mistura de ritmos

O tradicional bloco do Approch, por exemplo, completou 10 carnavais e levou milhares para a rua Levindo Lopes, esquina com Antônio de Albuquerque

por Marcelo da Fonseca 10/02/2018 20:09
A festa de carnaval na Savassi está sendo eclética e movimentada neste sábado. Em uma distância menor de 100 metros foi possível ouvir e dançar ao som de estilos musicais completamente diferentes: rave, axé, rock e marchinas. O surgimento de blocos espontâneos - que não estavam planejados, mas que reuniram milhares de pessoas - fez com que o trânsito na região ficasse travado por várias horas.  

O tradicional bloco do Approch completou 10 carnavais e levou milhares para a rua Levindo Lopes, esquina com Antônio de Albuquerque. Ao som da banda Proa, o bloco foi obrigado a mudar de lugar neste ano, o que irritou os organizadores. Depois de vários anos se apresentando na avenida Brasil, eles não tiveram autorização para usar o palco oficial e tiveram que ir para outro lugar. 

“Logo nesse ano, que o bloco completa dez anos de carnavais em BH, não deixaram usar nosso espaço tradicional. Fomos banidos de lá. Mas vamos fazer um show legal por aqui”, prometeu o baterista Trota. Os integrantes da banda são testemunhas próximos da transformação do carnaval da capital mineira. “Em 2008 quando começamos a festa era para 20 pessoas. Ficava pouca gente em BH. Hoje temos essa festa enorme para todos os lados”, lembra o guitarrista Daniel Saavedra. 

No mesmo quarteirão, só que na outra esquina, outra multidão curtia o carnaval. Só que ao som de Ivete Sangalo, Cláudia Leite e Pablo Vittar. O grupo não era parte de nenhum bloco, mas ganho corpo quando algumas pessoas se juntaram e começaram a batucar e depois ligaram um som potente. Ainda no mesmo quarteirão, só que na esquina de abaixo, outro ritmo e outro perfil de foliões: uma festa rave com milhares de pessoas.

O estudante universitário Fernando Avidago, de 22, veio do Rio de Janeiro com mais dois amigos curtir o carnaval de BH pela primeira vez e mudou os planos para aproveitar cada minuto da festa na Savassi. "Saímos com a ideia de vir para o Approach, mas parece que eles estão atrasados e nem começaram a tocar. Então vamos para a festa na esquina de baixo. E vamos continuar rodando, onde estiver melhor nós paramos e depois continuamos até não aguentar mais", avisa Fernando. Até às 18h, as duas festas vizinhas ao Approach atraíram mais foliões, as bastou a banda começar a tocar que o tradicional bloco se tornou a principal festa da Savassi.

MAIS SOBRE CARNAVAL