Carnaval de BH: 10 anos separam estas duas fotos

A capital mineira, por muito tempo, era o destino ideal para quem quisesse fugir da agitação. Nossas fotos mostram como isso mudou

12/02/2018 12:35

E olha que não tem tanto tempo assim. Veja esse comparativo que fizemos com fotos tiradas na Praça Sete em 4 de fevereiro de 2008, uma segunda-feira de carnaval, e na manhã desta segunda-feira. Esse comparativo mostra como em 10 anos o carnaval de rua de BH se transformou.

Por muitos anos, o local mais movimentado de Belo Horizonte no carnaval era a rodoviária, já que os belo-horizontinos buscavam outras cidades para aproveitar a folia.

Ao contrário do que muita gente pensa, a folia veio junto com a construção da cidade. Em 1897, alguns meses antes da sua inauguração, os operários que trabalhavam nas obras desfilaram fantasiados em carros pela região da Praça da Liberdade, na Região Centro-Sul.

No fim da década de 1940, iniciaram-se as batalhas de confetes e os bailes populares. É dessa época o surgimento dos blocos caricatos e, logo depois, das escolas de samba. Porém, a folia da cidade ficou por cerca de duas décadas parada.

Depois do período de ostracismo, a festa ressurgiu em 2009, com blocos de rua. Um grande marco foi a Praça da Estação, que passou a ser chamada de Praia da Estação. Ali são realizadas, até hoje, diversas manifestações políticas e culturais.
Jackson Romanelli/Especial EM - 2008 e Edésio Ferreira/EM/D.A Press - 2018
Praça 7, Centro de BH: carnaval de 2008 x 2018 (foto: Jackson Romanelli/Especial EM - 2008 e Edésio Ferreira/EM/D.A Press - 2018)

Vários outros blocos foram surgindo nos anos seguintes, em geral levantando bandeiras de diversidade cultural e apropriação do espaço público. E, assim, a festa foi crescendo a cada ano com a iniciativa popular.

Entre os blocos precursores do carnaval de rua estão: Chama o Síndico, Então, Brilha!, Alcova Libertina, que este ano não desfilou por problemas financeiro, Pena de Pavão de Krishna, Samba Queixinho, Baianas Ozadas, Tico Tico Serra Copo, Juventude Bronzeada dentre vários outros.

MAIS SOBRE CARNAVAL