Uai Entretenimento

Após interromper atividades, Museu de Arte da Pampulha reabre as portas

Uma linha do tempo que vai da época de ouro dos cassinos brasileiros à atual era das capivaras e jacarés. Entre uma ponta e outra, muita arte, vanguarda e natureza. A trajetória é do Museu de Arte da Pampulha (MAP), equipamento cultural que está de portas abertas a quem quiser conhecê-lo (ou redescobri-lo) bem de perto. Depois de interromper seus projetos e exposições e do Bolsa Pampulha, a Secretaria Municipal de Cultura decidiu reabrir o edifício, chamando a atenção exatamente para o valor arquitetônico do imóvel. Desde o dia 16, quem visita o local é convidado a participar do projeto Museu por Dentro, que propõe um mergulho na história, na arquitetura e no acervo do espaço cultural, bem como na paisagem que o circunda.


Entre as atividades e atrações oferecidas está a observação por meio de lunetas do Conjunto Moderno da Pampulha. Formado pelo MAP, Igreja São Francisco de Assis, Casa do Baile, Iate Tênis Clube e Casa Kubitschek, o complexo projetado por Oscar Niemeyer (1907-2012) é reconhecido pela Unesco como patrimônio cultural da humanidade.


“Além da aproximação estreita com o museu, o projeto possibilita ainda uma desaceleração da rotina, uma oportunidade de contemplação. Do mezanino, onde as lunetas estão instaladas, as pessoas poderão olhar com calma para a exuberante natureza da região da Pampulha, que reúne mata nativa e jardins projetados por Roberto Burle Marx (1909 -1994)”, explica o coordenador do MAP, Victor Louvisi,


A exploração das dependências internas é conduzida por guias. O visitante também terá acesso a diversas pílulas informativas espalhadas por todo o ambiente contendo dados e curiosidades sobre o espaço.

“Demos também uma ênfase especial à análise da arquitetura de Niemeyer, por si só uma obra de arte”, ressalta Louvisi.

 

MUSEU POR DENTRO
No Museu de Arte da Pampulha (Av. Otacílio Negrão de Lima, 15.585, Pampulha, (31) 3277-7946). Visitação de terça a domingo, das 9h às 18h30. Visitas guiadas: sábado, às 15h, e domingo, às 10h. Entrada franca, sem necessidade de agendamento ou retirada prévia de ingressos.
 

.