Conheça Bruno, o maior dinossauro da Itália

Réptil gigante data de 70 milhões de anos atrás e foi achado em Friuli

por Agência Ansa 01/08/2018 12:40
Ansa
(foto: Ansa)
O maior dinossauro já encontrado na Itália será apresentado ao público nesta quarta-feira (1º), na cidade de Sistiana, província de Trieste, na Itália.

Bruno, assim apelidado, foi achado na área da vila dos pescadores de Duino, há 20 anos, no mesmo local de onde Antonio, o primeiro exemplar completo de um Tethyshadros insularis, fora extraído.

Os dois datam de 70 milhões de anos atrás, mas Bruno é maior e chega a cinco metros de comprimento (1,2 metro a mais que Antonio), sendo o maior dinossauro já encontrado no país. A entidade de paleontologia Zoic foi a responsável por "preparar" o dinossauro. A organização é a mesma que, no fim dos anos 1990, realizou a delicada retirada de Antonio da rocha que continha o seu esqueleto completo.

Como explicou o coordenador do projeto, Flávio Bacchia, à ANSA, até abril deste ano, parte da cauda e o crânio ainda estavam enterrados. "Depois da recente extração da cabeça, foi possível completar sua recomposição", complementou.

Ansa
(foto: Ansa)
"O bloco que contém o corpo de Bruno pesa 960 quilos, enquanto aquele que contém a cabeça pesa 150", continuou Bacchia. O coordenador conta ainda que encontrar dinossauros em conexão anatômica, com os ossos atados uns aos outros, é muito raro. O mais comum são fragmentos dispersos.

As descobertas no sítio ainda não acabaram. "Existem muitos dinossauros para serem extraídos. O Jurassic Park italiano é aqui, perto de Trieste", enfatizou Bacchia, pedindo que o patrimônio arqueológico de Friuli Veneza Giulia seja valorizado pelas autoridades competentes.

"Até o dia 19 de agosto, Bruno será exposto na Palazzina Infopoint, de Sistiana, e depois voltará para os nossos laboratórios para os retoques finais, à espera de angariar fundos para extrair a parte da cauda que ainda está no terreno", concluiu Bacchia.

O destino final de Bruno deve ser o Museu de História Natural de Trieste, junto com Antonio.

MAIS SOBRE E-MAIS