UAI

Judeu, Mateus Solano diz não apoiar Israel na guerra contra o Hamas

'Ele não me representa nem a nenhum outro judeu que quer a paz', disse o ator sobre o primeiro-ministro israelense Benjamin Netanyahu

Judeu, Mateus Solano diz não apoiar Israel na guerra contra o Hamas Divulgação/Am Company/Reprodução/Instagram
Douglas Lima - Especial para o Uai clock 29/10/2023 08:44
compartilhe icone facebook icone twitter icone whatsapp SIGA NO google-news

Mateus Solano revelou que tem sido muito pressionado para se posicionar nas redes sociais sobre a guerra entre Israel e o grupo extremista Hamas. O ator, que é declaradamente judeu, religião originalmente israelita se posicionou a favor da paz.

Leia Mais

"Como judeu, tenho sido muito pressionando a me posicionar na questão Israel - Palestina. Mas a questão é muito mais complexa do que qualquer conclusão que eu venha a tomar e portanto não venho aqui para concluir nada. Sou a favor do diálogo e da paz", escreveu Mateus na legenda da publicação no Instagram.

 

"Como judeu, vou à sinagoga em determinadas datas, e tenho orgulho de fazer parte de um povo sobrevivente, tão perseguido há milênios. Um povo que segue estudando a Torá e a sabedoria oculta que o livro não para de ensinar. Mas não sou absolutamente a favor de como Israel vem se portando em relação ao conflito", confessou ele, nos comentários do post.

 

"Acho que Israel e os judeus pelo mundo deviam estar à frente na busca por soluções pacíficas, disposto mais a ceder e a dialogar do que a ditar soluções e marcar terreno (afinal, hoje o judeu ocupa altíssimos escalões em todas as esferas do mundo ocidental)", afirmou.

 

O artista ainda explicou que não se sente representado por Benjamin Netanyahu, primeiro-ministro de Israel, e por nenhum outro judeu que não busque a paz acima de tudo. "Sonho com o dia em que o judeu defenda a paz acima da necessidade de um território, que entenda que Israel está onde quer que estivermos e que a força deste povo vem de dentro das convicções hospitaleiras que aprendemos com a Torá", destacou.

 

"Sonho com um mundo sem antissemitismo, sem racismo ou outras formas de segregação. Entendo o medo judaico do outro que o segrega (de minha parte, perdi uma família inteira para os campos de concentração nazistas), mas sempre entendi as religiões como espaço de paz e espiritualidade, de aprendizado, de encontro e diálogo. Infelizmente, historicamente, elas acabam simbolizando o oposto", lamentou.

"Eu não me acho diferente de ninguém por ter nascido judeu. Creio que uma grande responsável pela sobrevivência do judaísmo foi sua capacidade de adaptação, sua posição de aprendiz da vida. Vou continuar buscando ser judeu nesse lugar, não no da busca por ter razão num conflito irracional que vem se arrastando (e matando) há tanto tempo que só podia dar nessa panela de pressão que vem explodindo na forma de bombas que matam inocentes em ambos os lados".

Mateus Solano

Por fim, o intérprete de Jonas em Elas por Elas,novela das seis da TV Globo, reforçou que é totalmente contra guerras de qualquer tipo: "Digo não para as guerras e toda a forma de segregação. Digo não aos homens com H maiúsculo que pensam que vão resolver sangue com mais sangue".

 

Na aba dos comentários, amigos, famosos e seguidores admiraram a coragem e posicionamento de Solano. "Aprendi muito com os amigos e mestres da cultura e da religião judaica. Valores, sabedoria. Nada têm a ver com o que está sendo posto em prática contra o povo palestino, que também têm direto à dignidade de existência e reconhecimento de sua cultura e valor. Cessar fogo é o que precisamos conseguir. O Holocausto não pode se repetir sob nenhuma bandeira ou camuflagem", escreveu Letícia Sabatella. "Não esperava outra coisa de você amigo, muito importante a sua colocação", comentou Paulinho Serra. "Tenho muito orgulho de vc, da sua dedicação religiosa, do seu estudo judaico, da sua humanidade. Paz aos judeus sempre perseguidos e atacados, paz aos palestinos, guerra nenhuma condiz com o amor. Que o mundo e seus povos encontrem harmonia. É pelo que rezo. Te amo", disse Paula Braun. "Também penso e sinto assim, te amo", reforçou Renata Sorah.

 

Confira, abaixo, a publicação:

compartilhe icone facebook icone twitter icone whatsapp
x