UAI

Mark Ruffalo critica Lula na Cúpula da Amazônia

O ator norte-americano declarou que está decepcionado com a falta de empenho do presidente por não estabelecer prazos para frear o desmatamento

Mark Ruffalo critica Lula por falta de metas concretas na proteção da Amazônia Reprodução/Instagram/YouTube/Montagem
Douglas Lima - Especial para o Uai clock 10/08/2023 22:58
compartilhe icone facebook icone twitter icone whatsapp SIGA NO google-news

ator norte-americano Mark Ruffalo, de 55 anos, criticou nesta quinta-feira (10/08), o presidente brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva (PT) por falta de metas concretas e não estabelecer prazos para frear o desmatamento da Floresta Amazônica.

Leia Mais

Em posts publicados em português no Twitter, o artista conhecido pelo papel de Hulk no MCU (Universo Cinematográfico da Marvel) destacou que vê Lula como um ícone, mas detonou a participação do Brasil na Cúpula da Amazônia, que tinha como objetivo discutir propostas para o desenvolvimento sustentável entre líderes de países amazônicos.

 

"O senhor é um dos meus heróis, Lula, mas me parte o coração ver que a Declaração de Belém da Cúpula da Amazônia não tem metas concretas para proteger a floresta. A emergência para proteger a Amazônia é uma emergência climática – e nós não temos tempo a perder", escreveu Ruffalo, que fez campanha para o atual mandatário do país nas eleições do ano passado.

 

Durante o encontro que aconteceu em Belém, capital do Pará, entre os dias 8 e 9 de agosto, o presidente se encontrou com representantes da Bolívia, Colômbia, Equador, Guiana, Peru, Suriname e Venezuela para discutir o desmatamento zero da Amazônia até 2030.

 

No entanto, o astro de Hollywood lembrou que, graças à liderança do petista, a cúpula estabeleceu proteções fundamentais para os Povos Indígenas, mas reforçou que são necessárias maiores ações para proteger a floresta. "Graças à sua liderança, essa Cúpula finalmente estabeleceu proteções fundamentais para os Povos Indígenas. Obrigado por ouvir as vozes de quem está na linha de frente da emergência climática. Mas apenas isso não impedirá o colapso da floresta", afirmou.

 

Mark Ruffalo também fez um contraste ao destacar a atuação do presidente colombiano Gustavo Petro. "A Colômbia, sob comando de Gustavo Petro, é a primeira nação amazônica a seguir o que a ciência recomenda - a meta de proteger 80% da floresta até 2025, e um pedido para interromper a extração de petróleo na Amazônia. Esse é exatamente o tipo de liderança que a humanidade precisa agora, Sr. Presidente", destacou.

 

Depois, ele fez um convite diretamente ao presidente, afirmando que o político pode mudar o futuro da maior floresta tropical do mundo. "Por melhor que seja o governo de Petro, você, Lula, pode fazer a diferença. Afinal de contas, 60% da Amazônia está no Brasil, que é um país tão importante. Você poderia levar a sua liderança tão necessária para a Assembleia Geral da ONU, em NY?", questionou.

"Talvez o senhor pense que é impossível se comprometer dessa forma. Mas, nas palavras de um outro grande herói, Nelson Mandela: 'Tudo parece impossível até que seja feito'. Este é o momento de ser o próximo Nelson Mandela".

Mark Ruffalo

"Se o senhor puder, o senhor pode mudar o nosso destino. Seja corajoso. Nós estamos com você - e estamos de olho. Vamos fazer isso", finalizou.

 

Confira, abaixo, os tweets:

 

compartilhe icone facebook icone twitter icone whatsapp