
André Valadão abre o jogo após esposa assumir casamento arranjado
Atriz disse em entrevista ao podcast que profissionais vão arrumadas aos hospitais 'pra catar médicos'
Após a atriz Daniela Escobar afirmar que profissionais de enfermagem se arrumam 'pra catar médicos' nos hospitais, a diretora do Sindicato Único dos Trabalhadores da Saúde do Estado de Minas Gerais (Sind-Saúde MG), Neuza Freitas, se manifestou repudiando a fala da artista.
A declaração de Daniela foi feita durante entrevista no podcast Papagaio Falante, apresentado por Sergio Mallandro e Luiz França. O vídeo, que vem repercutindo nas redes sociais, mostra a ex-global contando as experiências que teve tanto em hospitais do Brasil, no Rio Grande do Sul, quanto dos Estados Unidos, em Beverly Hills, Los Angeles.
Segundo ela, as enfermeiras nas unidades de saúde se apresentavam com "unhas compridas vermelhas, batom vermelho, maquiadas e com cílios postiços". O objetivo, disse a atriz, era 'catar médicos' e ainda complementou dizendo que se colocassem isso numa novela, seria ridículo. "É assim, a vida real. Tanto aqui no Brasil quanto lá. Eu ficava chocada. De onde é que essa mulher saiu? Como é que ela tá maquiada? Elas vão lá pra catar médico e casar", disparou.
Com a repercussão, o Conselho Regional de Enfermagem do Rio Grande do Sul (Coren-RS)emitiu uma nota oficial sobre o ocorrido, e deixou claro o descontentamento com a fala da artista. Para Neuza, a fala de Daniela Escobar é revoltante. "Absurda uma fala desta, e todas nós, profissionais da enfermagem, sofremos ao ouvir fala carregada de vulgaridade e acima de tudo preconceito", desabafou em entrevista ao jornal O Tempo.
A diretora do Sind-Saúde mineiro também pediu mais respeito às enfermeiras do país e lembrou do trabalho das profissionais durante a pandemia de Covid-19, além de afirmar o quanto são bem preparadas e estão pautada por um Código de Ética.
"A categoria da enfermagem é a maior força de trabalho em qualquer equipe de saúde, lembrando que esta categoria é composta por 85% de mulheres".
Daniela Escobar
Veja, abaixo, o comunicado do Conselho Regional de Enfermagem do Rio Grande do Sul na íntegra:
"O Conselho Regional de Enfermagem do Rio Grande do Sul (Coren-RS) repudia veementemente a declaração da atriz Daniela Escobar durante episódio do podcast Papagaio Falante, em que se refere que mulheres profissionais de Enfermagem que usam maquiagem e cílios postiços, fazem isso para 'catar médico'.
A fala da atriz desrespeita as trabalhadoras da categoria, já que a forma como se maquiam e se cuidam esteticamente em nada tem a ver com a assistência prestada aos pacientes. O Coren-RS enfatiza que este tipo de declaração só corrobora com o desrespeito vivenciado pelas profissionais de Enfermagem, expostas diariamente à violência, à intolerância e ao machismo nos serviços de saúde.
Salientamos que não há mais espaço para esse tipo de comportamento em sociedade e não admitimos que falas como o da atriz sejam direcionadas à maior força da saúde. Cabe ressaltar que a legislação é bem clara quanto ao que pode e o que não pode ser usado pelas profissionais durante o trabalho. Não é recomendado o uso de adornos, como anéis, pulseiras, relógios, colares, brincos e piercings, entre outros.
Além disso, há a indicação de que não se use unhas postiças quando entrar em contato direto com os pacientes, mantendo as unhas naturais, limpas e curtas", finalizou o texto.