UAI

5 novelas de Gloria Perez que fizeram história

Autora é conhecida por contar com temas sociais e ações socioeducativas em suas obras

Divulgação/TV Globo/Fábio Rocha Divulgação/TV Globo/Fábio Rocha
Douglas Lima - Especial para o Uai clock 10/10/2022 23:07
compartilhe icone facebook icone twitter icone whatsapp SIGA NO google-news

Gloria Perez se tornou uma das autoras de novelas mais conhecidas do Brasil. A novelista conta com um forte repertório de temas sociais e ações socioeducativas em suas obras. Já são mais de dez novelas solo, além de minisséries como Hilda Furacão (1998), Amazônia, de Galvez a Chico Mendes (2007) e O Canto da Sereia (2013).

Em 2009, Gloria ganhou o Prêmio Emmy Internacional de melhor telenovela por seu trabalho em Caminho das Índias. Perez também ficou conhecida por ser a mãe da atriz e bailarina Daniella Perez (1970-1992), que foi assassinada durante as gravações de De Corpo e Alma, uma novela de sua autoria. Confira cinco obras escritas pela escritora, que fizeram história na televisão brasileira.

Barriga de Aluguel (1990)

Barriga de Aluguel promoveu um debate nacional sobre inseminação artificial, os direitos dos pais e das mulheres que consistem em gerar o bebê em seu útero, mas para outra pessoa. Ana (Cássia Kiss) e seu marido, Zeca (Victor Fasano), têm um casamento perfeito, mas não conseguem ter filhos e decidem contratar a jovem Clara (Claudia Abreu) como barriga de aluguel. Clara se envolve com a gravidez e não quer entregar a criança, levando a questão para os tribunais.

O Clone (2001)

O Clone colocou diversos temas em discussão como clonagem humana, islamismo e a luta contra as drogas. A obra teve como trama principal o romance entre a jovem de família tradicional muçulmana Jade (Giovanna Antonelli) e o brasileiro Lucas (Murílio Benício). O folhetim foi marcado pelo uso de bordões árabes como "inshalá", "jogada ao vento" e "arder no mármore do inferno", que caíram no gosto dos telespectadores, além das expressões, "não é brinquedo não" e "cada mergulho é um flash". Gloria Perez foi homenageada pela Associação Brasileira de Alcoolismo e Drogas (Abrad) e recebeu o prêmio Personalidade do Ano de 2002, conferido pelo Conselho Estadual Antidrogas (Cead/RJ).

América (2005)

América fala da busca e realização dos sonhos através da história de amor de Sol (Deborah Secco) e Tião (Murilo Benício). Sol teve uma infância miserável no Rio de Janeiro e sonha morar nos Estados Unidos, onde acredita que terá uma vida melhor. Criado no interior do Brasil, o vaqueiro Tião quer ser um campeão de rodeios.

Caminho das Índias (2009)

Caminho das Índias foi a primeira novela brasileira a conquistar o prêmio Emmy Internacional. Maya (Juliana Paes), membro de uma família tradicional de comerciantes, se apaixona por Bahuan (Márcio Garcia), só que o romance é considerado proibido, pois ele pertence a uma casta diferente, os "dalit", que são tidos como intocáveis e discriminados pela cultura indiana. Grávida de Bahuan, Maya se vê obrigada a se casar com o noivo arranjado pela família, Raj (Rodrigo Lombardi), por quem se apaixona no decorrer da história.

A Força do Querer (2017)

A Força do Querer retrata a história de Caio (Rodrigo Lombardi) e Bibi (Juliana Paes), que viveram um relacionamento amoroso no passado. Eles se reencontram 15 anos depois, quando Caio tem um alto cargo ligado à Justiça e é um homem com fortes ideais éticos, enquanto Bibi se envolveu com o mundo do crime com o traficante Rubinho (Emílio Dantas). O enredo também aborda temas como a transexualidade, tráfico de drogas e o "sereismo".

compartilhe icone facebook icone twitter icone whatsapp