UAI

Então, Brilha! explora o tema "Você tem sede de quê?" no sábado de carnaval

Bloco exalta a vida que flui pelas águas e que se manifesta nos desejos humanos no desfile do amanhecer do dia 10 de fevereiro

Bloco Então, Brilha! desfilando em 2023 Ronaldo Alves
clock 26/01/2024 17:31
compartilhe icone facebook icone twitter icone whatsapp SIGA NO google-news

 
O primeiro dia de Carnaval em Belo Horizonte, dia 10 de fevereiro, acorda, mais uma vez, com o Bloco Então, Brilha! colorindo a Avenida do Contorno de rosa e dourado, antes do raiar do sol. O bloco anuncia o tema deste ano: “Você tem sede de quê?”, que reivindica o direito à vida que flui pelas águas e àquela que se manifesta nos desejos humanos. 

Em 2024, o encontro de foliões destaca o movimento e transformação das águas, que correm, caem, evaporam, descem, viram chuva, congelam e produzem as mais lindas formas. Através da arte da música e das performances visuais que inundarão o hipercentro de Belo Horizonte, o bloco chama atenção para a sincronia entre a água e os desejos que movem a vida humana.

“Assim como as águas, nossos desejos nos movem e nos guiam, mostrando a direção na qual esse fluir se manifesta e pode mudar a realidade. Como as águas do nosso corpo, que circulam em fluidos de vida, existência, libido e tesão. Águas que desejam. Sangue, suor, saliva e todos os demais fluidos são parte fundamental e expressão do que somos.” explica Renata Barbosa, diretora de comunicação do Então, Brilha!

O conceito é inspirado nas águas boas e limpas. "Queremos nadar e pescar no Arrudas, remar na lagoa da Pampulha, banhar na Lagoa Seca do aglomerado do Acaba Mundo e curtir a cachoeira do Onça. Queremos a escolha de navegar pelos corpos, submersos em prazer, nos jogar nas águas do desejo, sem nunca deixar de lutar pela transformação.", comenta Leandro César, membro da diretoria do bloco.

Com o tema, o Então, Brilha! reivindica a liberdade para que os desejos não sejam escondidos, soterrados, invisibilizados, ocultos ou sufocados, se não ferem outras existências. Liberdade para se expressar como o bloco que passa pelas ruas como rio vivo de gente, colorido, brilhante e diverso.  

Assim, ao mesmo tempo que celebra a força de vida das águas, o Então, Brilha! questiona sobre as más condições em que elas se encontram e exalta a potência dos desejos, como elementos para transformação e expressividade humana. “Que possamos não confundir desejo com vontade alheia. Que na festa possamos aprender a importância de saber querer ou se abrir para experimentar como aquele banho de água gelada na cachoeira, quando se vence o medo do frio num dia de calor e a sensação de frescor domina e revigora. Que possamos escolher o que nos sacia e beber de toda boa água, querendo bem o que se quer”, resume Leandro.
 

Sobre o Então, Brilha!

O Então, Brilha! é um dos maiores blocos de Carnaval do Brasil, que surgiu junto ao reaquecimento da festa de rua em Belo Horizonte. Com uma bateria composta por cerca de 150 músicos, o desfile reúne multidões antes do raiar do sol no sábado de folia. O bloco corta o hipercentro de BH e traz ao espaço público performances musicais e visuais únicas, pautadas pela experimentação artística e pela reflexão crítica sobre a realidade social. 

O primeiro cortejo do Então, Brilha! ocorreu em fevereiro de 2010. Desde então, promoveu 12 cortejos, colocando a alegria como grande motor para a transformação individual e coletiva. Em 2021 e 2022, não foi possível estar na avenida em razão da pandemia. Ainda assim, o bloco marcou sua presença nas ruas em ações simbólicas que manifestavam seus ideais e dialogavam com o momento em que o país atravessava. Em 2023, no grande fervor da volta dos encontros, voltou a ocupar as ruas da cidade em toda a sua potência. 

Além das ações no Carnaval, o Então, Brilha! mobiliza milhares de pessoas em shows, festas e atividades sociais promovidas em outros períodos do ano. Um dos principais objetivos das ações do coletivo é contribuir para o fortalecimento dos laços comunitários, apoiando lutas sociais e celebrando a diversidade, a cultura, as tradições brasileiras, a festa e a alegria, sempre lembrando do mote “gente é pra brilhar!”
 
 

Onde e quando o bloco vai se apresentar

O bloco Então, Brilha! acontece no sábado, 10 de fevereiro, a partir das 4 horas da manhã. Ele sai junto com o primeiro raio de sol da Avenida do Contorno, no Centro.

Serviço

Bloco Então, Brilha! - Carnaval 2024 
Dia: 10 de fevereiro, no primeiro raio de sol 
Local: Avenida do Contorno, Centro - Belo Horizonte (MG)

Está ansioso para o carnaval de BH?

Então acompanhe tudo em primeira mão aqui. Conheça o portal CarnaUAI e não perca nenhuma novidade. 

Tags:  #blocos #carnauai
compartilhe icone facebook icone twitter icone whatsapp