Rota do Blues traz show inédito de Jimmy Burns e Lorenzo Thompson a BH

DATA

  • 24/06/2022 à 25/06/2022
  • Hora início: 19:30
  • Hora fim: 01:00

LOCAL / INFO

PREÇOS

  • meia:20,00

Dois grandes nomes do blues, Jimmy Burns e Lorenzo Thompson, estão em turnê pelo Brasil, para trazer até nós a essência desse centenário gênero norte-americano. Ambos personagens respeitados da cena do Blues de Chicago, Burns e Thompson vão se apresentar em festivais de blues e jazz que acontecem até agosto em cidades de Minas Gerais, São Paulo, Paraná, Rio de Janeiro e Espírito Santo. Em Belo Horizonte, os dois farão um show inédito, pois pela primeira vez cantarão juntos no palco. Este encontro será no Underground Black Pub (Av. Itaú, 540 &ndash Dom Cabral), a partir das 19:30 horas. A realização do show em BH faz parte do projeto Rota do Blues e terá a participação da Bruno Marques Band acompanhando Burns e Thompson.

 

Jimmy Burns e Lorenzo Thompson: dois tons de blues

 Cantor, guitarrista e compositor, o bluesman Jimmy Burns combina as suas raízes musicais do Delta do Mississipi com o R&B contemporâneo, criando assim um estilo original que ganhou aclamação da crítica tanto nos Estados Unidos, como no exterior. Nascido em Dublin, Mississippi, em 1943, Burns ficou fascinado por música desde cedo, através dos cânticos de igreja e dos blues que ouvia nas ruas. Aprendeu sozinho a tocar guitarra, ainda na adolescência. Ele tinha 12 anos quando sua família mudou-se para Chicago, onde cantou em um grupo gospel e com os Medallionaires, um grupo vocal, e fez algumas gravações. Seu irmão mais velho, o famoso bluesman Detroit Eddie Burns, também era guitarrista e tocou com John Lee Hooker.

 

No final dos anos de 1960 ele formou sua própria banda, Jimmy Burns and the Gas Company.  Ao longo dos anos 70 e 80, entretanto, ele parou de excursionar, ficando perto de casa para cuidar da família. Com o blues dentro de sua alma, Burns voltou a tocar em tempo integral em meados dos anos 90, gravando logo depois o CD Leaving Here Walking, o que motivou Burns a retomar turnês pelo mundo e registrar sua música em discos.

 

Lorenzo Thompson também nasceu no Mississippi, na cidade de Greenwood, nos anos 50, mudando-se para Chicago com sua família quando tinha 5 anos. Como muitos jovens de Chicago, sua primeira experiência musical foi no coral da igreja. Nos últimos dezoito anos, Lorenzo Thompson tem se apresentando por todo circuito de b blues dos EUA, principalmente em Chicago. Ele já tocou com outros grandes nomes como Willie Kent, Melvin Taylor, Buddy Scott, Aaron Burton, Howard Scott & the World Band, Pinetop Perkins, Little Mack Simmons, Hubert Sumlin, Jimmie Lee Robinson, além de Jimmy Burns. Lorenzo se apresentou em festivais importantes ao lado de artistas consagrados como Son Seals, Koko Taylor, Huey Lewis and The News e Lonnie Brooks.

 

Outras informações sobre o artista no site: www.lorenzothompson.com

  
Sobre o Rota do Blues

 Idealizado por Bruno Marques, e realizado pela Marques Produções, o Rota do Blues acontece desde 2014, através de edições durante o ano e festivais. O principal objetivo é o de fomentar, incentivar e disseminar o gênero Blues no Brasil, com o intercâmbio cultural dos genuínos artistas de blues americanos, do Brasil e de diversos outros países. Além disso, ampliar no Brasil a rota de circulação dos artistas internacionais com músicos da cena brasileira. Com o projeto e artistas do Rota, já foram percorridos nove estados e 37 cidades, em diversos eventos e nos mais conceituados festivais do gênero. É um dos projetos em destaque da cena nacional.

 

 

 

Rota do Blues &ndash apresentando Lorenzo Thompson e Jimmy Burns

 

Dia 24 de junho, às 19h30, no Underground Black Pub (Av. Itaú, 540 &ndash Dom Cabral &ndash Belo Horizonte/MG)

 

Informações: Instagram do @undergroundblackpub

 

 

@undergroundblackpub

+EVENTOS

Eventos