Processos Compartilhados

DATA

  • 23/09/2019 à 23/09/2019
  • Hora início: 14:00
  • Hora fim: 19:00

LOCAL / INFO

PREÇOS

  • Entrada Franca

CCBB EDUCATIVO RECEBE O ARTISTA GUSTAVO TORREZAN PARA MEDIAR
O CURSO &ldquoPROCESSOS COMPARTILHADOS&rdquo
, DIA 23/9

TEMA DO ENCONTRO BUSCA TRAÇAR RELAÇÕES ENTRE O OLHAR E A MEMÓRIA
COMO PRÁTICA DA CONSTRUÇÃO ESTRUTURAL DAS CIDADES

 

O artista, pesquisador e educador Gustavo Torrezan vai conduzir a próxima edição do curso &ldquoProcessos Compartilhados&rdquo, que será oferecido gratuitamente pelo Programa CCBB Educativo, no dia 23 de setembro, às 14h. Com o tema &ldquoO olhar, a memória e a tessitura da cidade&rdquo, o evento trará conceitos como &ldquopulsão escópica&rdquo, a retroalimentação contínua na &ldquopulsão do ver&rdquo, e a &ldquoarticulação sistêmica&rdquo no campo das artes.

A primeira parte do encontro será voltada à teoria, apresentada de modo informal, por um viés artístico, que subsidiará a prática. O trajeto para traçar a relação entre o olhar e a memória como prática de construção de uma tessitura que envolve sujeitos, arte, cidade e instituições parte de dois trabalhos do artista. O primeiro deles é &ldquo|in|site&rdquo (2008), registro fotográfico criado a partir de um conjunto de &ldquomolduras&rdquo disponibilizadas em um catálogo de arte, com os dizeres: &ldquoa partir de seus afetos e perceptos, eleja algo para indicar como arte, emoldure, registre e envie para o e-mail&rdquo. Já a obra &ldquoTecidades&rdquo (2011), em parceria com a artista Luciana Camuzzo, consiste em uma intervenção urbana por meio de placas de sinalização e outdoors na cidade de Campinas (SP), posteriormente registrada por meio de narrativas videográficas.

Já o segundo momento partirá de exercícios para pensar os modos de desejar, sentir e olhar, e refletir sobre a memória e o registro. &ldquoNossa intenção é problematizar as possíveis conexões que engendram uma cartografia afetiva entre aquilo que desejamos guardar e o modo como registramos e apresentamos a memória, buscando uma articulação no contexto da cidade onde estamos inseridos&rdquo, antecipa Torrezan.

As inscrições gratuitas podem ser feitas pelo site ccbbeducativo.com.

 

Sobre o convidado

Gustavo Torrezan é artista e pesquisador, doutor em Poéticas Visuais, mestre em Educação e graduado em Artes Visuais pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Nasceu em Piracicaba (SP), em 1984, e vive e trabalha na capital paulista, onde atua como pesquisador no Centro de Pesquisa e Formação do Sesc São Paulo. Em suas práticas artísticas, produz trabalhos marcados pela experimentação, pela síntese de formalização e propõe pesquisas conceituais que convidam a refletir sobre as estruturas de força, abordando questões sobre arquivo e memória, espaço e lugar, Estado e poder. Nessas práticas, ele se vale de diferentes materiais para evidenciar relações de controle, a fim de refletir como se modulam os processos de subjetivação da sociedade e o tensionamento político, social e cultural que convergem no campo da arte. Tem no currículo diversas participações em exposições nacionais e internacionais.

 

SERVIÇO:

Programa CCBB Educativo &ndash Processos Compartilhados

&ldquoO olhar, a memória e a tessitura da cidade&rdquo | com Gustavo Torrezan

Data/Horário: 23 de setembro (segunda-feira), das 14h às 19h

Local: CCBB-BH (Praça da Liberdade, 450, Funcionários)

Inscrições: ccbbeducativo.com

Entrada gratuita.

ccbbeducativo.com

+EVENTOS

Eventos