Setembro Azul no CCBB

DATA

  • 25/09/2019 à 28/09/2019
  • Hora início: 19:00
  • Hora fim: 15:00

LOCAL / INFO

PREÇOS

  • Entrada Franca

Neste mês, o Programa CCBB Educativo chama a atenção para o Setembro Azul, que tem o objetivo de dar visibilidade à comunidade surda brasileira, com duas atividades. No dia 25 de setembro, às 19h, ocorre a próxima edição do projeto Transversalidades com o tema &ldquoSetembro Azul &ndash Linguagem corporal na comunicação e na cultura surda. Convidado do mês, o professor de libras Tales Douglas Nogueira, da UFMG, vai partilhar sua experiência no ensino da língua de sinais e em políticas públicas para a acessibilidade de pessoas surdas.

Voltado para professores e educadores, os cursos do projeto Transversalidades buscam atravessar os campos da educação e da arte, conectando as questões presentes nas exposições do CCBB-BH às urgências e reflexões cotidianas, com temas como práticas artísticas e sociais, memória, territórios e patrimônios. Nesta edição, que o Setembro Azul está classificado como o Mês dos Surdos, o convidado apresentará conhecimentos teóricos e técnicos relacionados com o corpo e suas possibilidades de comunicação, expressão e linguagem. Ele pretende, ainda, estabelecer construções históricas e culturais sobre o corpo. &ldquoA linguagem corporal é uma característica preciosa da cultura surda, pois permite a comunicação de qualquer forma. É por meio dela que os surdos podem entender melhor o seu mundo e definir sua identidade&rdquo, reflete Nogueira.

Setembro também é o mês em que o CCBB-BH recebe a exposição &ldquoPaul Klee &ndash Equilíbrio Instável&rdquo, com 16 pinturas, 39 papéis, 5 gravuras, 5 fantoches e 58 desenhos e objetos pessoais do artista suíço, um dos principais representantes do Expressionismo, do Cubismo e do Surrealismo na primeira metade do século 20. E no dia 28 de setembro, às 15h, o arquiteto mineiro Marcos Anthony propõe ao público a produção livre de releituras das obras de Paul Klee.

Marcos Anthony é o primeiro pintor surdo brasileiro a expor internacionalmente. &ldquoA surdez nunca foi motivo para frear meus sonhos e a minha capacidade teleológica. O que para a maioria é &lsquosilêncio&rsquo, para mim, é o &lsquosom da arte&rsquo&rdquo, diz ele. &ldquoSe a arte é expressa pelas emoções do artista, o objetivo aqui é que cada um possa transmitir as próprias emoções, de acordo com suas peculiaridades e personalidades, sentindo, também, as sensações impressas pelo grande mestre suíço&rdquo, descreve.

As inscrições gratuitas podem ser feitas pelo site ccbbeducativo.com.

ccbbeducativo.com

+EVENTOS

Eventos