Festival Meninada

DATA

  • 15/09/2019 à 15/09/2019
  • Hora início: 10:00
  • Hora fim: 16:00

LOCAL / INFO

PREÇOS

  • entrada franca:0,00

Festival Meninada realiza sua primeira edição com shows, cortejos, contação de histórias e oficinas

De 15 a 28 de setembro, Belo Horizonte recebe a primeira edição do Festival Meninada, com mais de 20 atrações gratuitas, incluindo shows, contação de histórias, cortejos, oficinas e atividades lúdicas especialmente para as crianças. As apresentações ocorrem em duas escolas da rede municipal de ensino, no Parque Municipal Marcos Mazzoni (R. Deputado Bernardino Sena Figueiredo, 1022, Cidade Nova) e no Parque Municipal Américo Renné Giannetti (Av. Afonso Pena, Centro)

O objetivo do festival é fomentar o convívio cultural das crianças em praças, parques e ruas de Belo Horizonte. Entre as atrações desta primeira edição estão o grupo Armatrux, Bloco Fera Neném e Miudinho Bateria, Pé de Sonho, Serelepe e Silvia Negrão.

Segundo o músico e produtor cultural Dudu Nicácio, idealizador do festival, trabalhar o artístico na infância, especialmente por meio da interação social, é semear várias esperanças de sensibilidades. É encher a cidade de risos, energia, cores e imaginação. É possibilitar o diálogo sem barreiras entre as diferentes e desiguais crianças de uma sociedade que cotidianamente se encontram (ou deveriam se encontrar) nas ruas da sua cidade para compartilhar do mundo da vida.

O Festival Meninada é realizado pela Ultrapássaro - Agência Cultural através dos benefícios da Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Belo Horizonte e patrocínio do Instituto Unimed-BH.

Abertura do Festival

A abertura do festival será neste domingo, 15 de setembro, a partir das 10h, no Parque Marcos Mazzoni, no bairro Cidade Nova (Rua Deputado Bernardino Sena Fiqueiredo, 1022). Confira os artistas e grupos que estão na programação:

A Roda Viva - Trupe Circo: O espetáculo abre o Festival Meninada com um cortejo cheio de músicas instrumentais e circenses. Formado pelos palhaços Popó, Cloro, Benedita, Sabonete e Potássio, malabaristas, equilibristas e artistas independentes, a apresentação utiliza recursos do teatro de rua, malabarismo, equilibrismo e muita palhaçada para a alegria do público presente.

Brinquedorias - Grupo Serelepe: O espetáculo Brinquedorias apresenta brincadeiras pouco conhecidas, escolhidas por serem curiosas, instigantes e divertidas. Os atores apresentam performances cênico-musicais explorando o cômico, a curiosidade e a musicalidade. O grupo Serelepe, da EBA-UFMG, se dedica à produção artística e à música para crianças desde 2005. Inicialmente, o grupo se reuniu em torno do programa de rádio Serelepe - Uma pitada de Música Infantil, na Rádio UFMG Educativa. Mais tarde, passou a se dedicar também a oficinas, à escrita reflexiva e à montagem de espetáculos para as crianças. O Serelepe integra o Movimento Brasileiro da Canção Infantil e o Movimento da Canção Infantil Latino-americana e Caribenha (MOCILyC).

Rabiola Olá Catibirilola - Silvia Negrão: Mais recente musical de Sílvia Negrão dedicado às crianças. As músicas fazem parte do CD homônimo da artista indicado ao 25º Prêmio da Música Brasileira. No show, Sílvia encena cantigas de assombração, ciranda, parlendas e outras surpresas, numa bela mostra de músicas autorais e canções brincantes resgatadas do folclore nacional e de imigrantes que vivem no Brasil. Esta apresentação marca o lançamento da animação da música Os Dinossauros. A direção é de Rodolfo Vaz.

O Bonequinho Doce - histórias com Casa de Lua: Lucinha e Lalá são amigas inseparáveis, assim tipo chiclete: o que uma faz, a outra faz igual. Brincam juntas a tarde toda, mas querem muito um irmãozinho. Sapecas que são, resolvem construí-lo com farinha, açúcar e água. Brincadeiras tradicionais, manipulação do boneco e muitas canções de domínio público dão a cara dessa história.

OFICINAS E ATIVIDADES LÚDICAS:

Quintal - Companhia Insensata: promove a vivência de brincadeiras, jogos e troca de ideias onde as várias infâncias se encontram. As crianças podem levar sua brincadeira/jogos e juntarem-se a eles nesse convívio.

Encontro com o Precioso Abayomi - Eda Costa: As Abayomis são pequenas bonecas negras, feitas de pano e sem costura alguma, apenas com nós ou tranças. A palavra Abayomi tem origem no Yorùbá, e significa aquele que traz felicidade ou alegria. É como oferecer ao outro o que se tem de melhor, algo que carregue nossas melhores qualidades.

Por amor, por afeto, dou a você meu presente predileto - por Eda Costa

Brincadeiras de Lá e de Cá - Quintalzim: brincadeiras brasileiras e de outros países, divididas em jogos de mão, jogos musicais, jogos de roda. Uma oficina para crianças de todas as idades e suas famílias.

Serviço:
Abertura do Festival Meninada - 2019
DIA 15/09 - DOMINGO - PARQUE DO CIDADE NOVA
PARQUE ECOLÓGICO E CULTURAL PROFESSOR MARCOS MAZZONI (Rua Bernardino de Sena Figueiredo, 1022, Cidade Nova)
Cortejo e shows

10h - Palhaço Popó e Trupe Circo
11h - Sílvia Negrão no Musical Rabiola Ola Catibiribola
12h - DJ Pelucinha (Ana Laura - Disco de Pelúcia)
12:30h - Histórias com Casa de Lua (O Bonequinho Doce)
13:30h - DJ Pelucinha (Ana Laura - Disco de Pelúcia)
14h - Grupo Serelepe - show Brinquedorias
Oficinas:
10h - Companhia Insensata (Quintais)
12h - Eda Costa (Encontro com o Precioso Abayomi)
13h - Quintalzim (Brincadeiras de Lá e de Cá)

www.facebook.com/festivalmeninada

+EVENTOS

Eventos