Festival Verbo Gentileza

DATA

  • 07/09/2019 à 08/09/2019
  • Hora início: 10:00
  • Hora fim: 22:00

LOCAL / INFO

PREÇOS

  • Entrada Franca

O Festival Verbo Gentileza dá mais um passo rumo ao objetivo de transformar as relações dentro das cidades por meio da gentileza, e nos dias 7 e 8 de setembro, na Praça Floriano Peixoto, o verbo realizar será a tônica da quarta edição do evento. Além da programação cultural, que traz entretenimento e leveza ao público, oficinas para adultos e crianças, artes cênicas, feiras de economia criativa e de comidinhas regionais pretendem gerar uma reflexão sobre como as pessoas podem fazer a cidade mais gentil pra elas mesmas. Além, é claro, do Portal da Gentileza, a instalação de fitas coloridas que cria toda a atmosfera do Festival.

Na programação, já estão confirmadas as atrações: trio Muntchako, de Brasília, que apresenta música sem letra, mas com muitos sotaques e misturas: guitarrada, forró, ska, tango, funk carioca, rock e batidas eletrônicas a banda Yônica, que recria a trajetória das artistas-percussionistas, trazendo elementos da cultura popular, das tradições afro-brasileiras e das pesquisas de ritmos latino americanos ao universo da música eletrônica a Orquestra Brasileira de Música Jamaicana, apresentada pela marca Stella Artois, que toca músicas brasileiras ao estilo de reggae, ska e afrobeat a Estagiários Bass Band, que vai de música balcânica a arrocha e a Choro por Elas, formada por mulheres e arranjos para piano, flauta, violino e pandeiro. Os DJs Barata, com sua Festa Criolina, e Eugene Djeia, famosa pelas festas de rua, também vão animar o evento.

Fora do campo musical, o Festival Verbo Gentileza também trará apresentações cênicas do grupo Sapos e Afogados, contação de histórias comandadas pelo Instituto Cultural Aletria e apresentação de dança dos irmãos Nícolas e Raquel Cabaneco, que misturam ritmos africanos e brasileiros. Haverá ainda oficinais de diversas áreas &ndash escrita criativa, xilogravura, estêncil (ministrada pelo Museu de Rua), de superalimentos (realizada pela Cozinha Nômade e oferecida pela marca Iracema) e de arquitetura (ministrada pelo coletivo Micrópolis) &ndash, além da Feira Gentil e da Feirinha de Comidinhas da Leste.

O Festival Verbo Gentileza, que conta com o patrocínio do Instituto Unimed-BH viabilizado pelo incentivo de mais de 5 mil médicos cooperados e colaboradores desde a primeira edição, será uma oportunidade de dar ainda mais visibilidade a propostas que tenham a gentileza urbana como referência. O tema "realizar" é um norte para trazer para mais perto indivíduos e organizações com responsabilidade social urbana e funcionar como rede, como um catalisador do trabalho coletivo para uma cidade melhor.

Para receber projetos e iniciativas, o Verbo Gentileza lançou um site (verbogentileza.com.br), que funciona como plataforma de realizações. As redes sociais continuam sendo um canal de escuta e de disseminação de ações gentis e conteúdo próprio. E para estar mais próximo de "gente que realiza", foram convidados para embaixadores do projeto quatro pessoas atuantes na cidade: Filipe Thales, Duda Salabert, Kdu dos Anjos e Bruna Kassab.

As ações pop-up continuam acontecendo com um novo propósito e o compromisso de realizar, deixar uma contribuição real por onde passarem. Em formato experimental e de protótipo, o Verbo Gentileza está viabilizando, com ajuda financeira, quatro projetos não-próprios indicados pelos embaixadores, para ampliar ainda mais sua atuação na cidade. A ideia é que essa rede cresça no futuro, impactando projetos e pessoas diferentes e conectando essas ações a marcas.

 "Nesses quatro anos, fomos nos transformando em uma rede catalisadora de mudanças urbanas, tendo a gentileza como fio condutor. Tem sido uma experiência transformadora também para a equipe, ao ver um sonho virar plataforma. Começamos escutando a cidade. E quando tiramos das nossas mãos o papel de escolha, evoluímos para uma ponte que conecta marcas, pessoas e movimentos que possuem o mesmo sonho que o nosso: cultura, colaboração, diversidade. E já estamos pensando em como evoluir para outras grandes cidades. Percebemos a tendência de marcas como conectoras das mudanças sociais e queremos gerar negócios para as empresas e os projetos", comenta a idealizadora, Patrícia Tavares.

RELAIZAÇÃO: MINISTÉRIO DA CIDADANIA e Pátria Amada Brasil Governo Federal. Conta com patrocínio do Instituto Unimed-BH, por meio do incentivo de mais de 5.000 médicos cooperados e colaboradores ao Programa Sociocultural. O evento também tem apoio da Stella Artois e Iracema e parceria de mídia do Grupo Bandeirantes de Comunicação.

 

Programação:

SÁBADO

10h - Guia Público da Leste por Coletivo Micrópolis

10h - Espaço das Emoções

11h - Oficina de superalimentos, com a Cozinha Nômade

12h - Teatro com Sapos e Afogados

13h - Oficina de xilogravura

17h10 - Nícolas e Raquel Cabaneco

17h30 - DJ Barata - Festa Criolina

18h30 - Yônica

19h30 - DJ Barata - Festa Criolina

20h30 - Muntchako

 

 

 

DOMINGO

10h - Contação de História com Anna Lirah e Tininho Silva

10h - Oficina de escrita criativa - Personagens da cidade por Estratégias Narrativas

11h - Kundalini Yoga

11h - Oficina de superalimentos, com a Cozinha Nômade

13h - Oficina de grafite e stencil com Museu de Rua

17h - Choro por Elas

18h - Eugene Djeia

19h - Estagiários Brass Band

20h - Eugene Djeia

20h30 - Orquestra Brasileira de Música Jamaicana

https://verbogentileza.com.br/

+EVENTOS

Eventos