Se essa rua fosse nossa

DATA

  • 27/04/2019 à 27/04/2019
  • Hora início: 10:00
  • Hora fim: 18:00

LOCAL / INFO

PREÇOS

  • Entrada Franca

Com a proposta de incentivar a população a ocupar as ruas da cidade, compartilhando cultura e conhecimento científico, o MM Gerdau Museu das Minas e do Metal promove, no dia 27 de abril (sábado), o evento "Se essa rua fosse nossa". As atividades serão totalmente gratuitas e realizadas das 10h às 17h30 nas dependências do Museu, na Alameda da Educação e na Praça Carlos Drummond de Andrade.

Pela manhã, a partir das 10h30, o Museu abre espaço para um bate-papo sobre Mobilidade e Tecnologia, e realiza um bate-papo especial seguido por uma bicicletada elétrica. A proposta é promover uma reflexão sobre como a tecnologia pode contribuir para a mobilidade urbana.

O bate-papo contará com a participação de Rodrigo Barjas Amado, gerente de Desenvolvimento de Tecnologia de Materiais Automotivos da CBMM, Geovanni Lucas Arantes Moreira, responsável pelas operações da GROW (Yellow GRIN) em Belo Horizonte e dos vereadores Bella Gonçalves e Gabriel Azevedo, com mediação de Jéssica de Almeida e Helena Carvalho Coelho, do coletivo BH em Ciclo. A bicicletada elétrica contará com a monitoria de membros do Bike Anjo, uma rede de ciclistas apaixonados pela bicicleta que promove, mobiliza e ajuda pessoas a começarem a utilizar esse veículo nas cidades, entendendo que a bicicleta é uma ferramenta de transformação social.

Programação para todas as idades

Na programação estão diversas atividades como o lançamento do livro infantil Pé de Pipa. A obra de Juliana Galvão e Maurizio Manzo, permite que o leitor (observador) acrescente ao desenho da história o seu próprio olhar. A ausência de palavra potencializa a comunicação, reforçando uma leitura singular e repleta de possibilidades, independentemente de idade, gênero ou nacionalidade. Pé de Pipa é um dos títulos da Crivo Editorial lançados pelo selo Crivinho. Pais, educadores e demais interessados no debate sobre a importância da leitura e do incentivo a criatividade das crianças podem participar do evento de lançamento do livro que será realizado na Praça de Convivência MM Gerdau, das 10h às 13h.

Já no período da tarde, a Alameda da Educação e a Praça Carlos Drummond de Andrade recebem o Ateliê na Rua. Os presentes poderão participar de uma série de experimentos, oficinas e contação de histórias para todas as idades. As atividades abordam temas presentes no MM Gerdau e objetivam proporcionar experiências e reflexões sobre a apropriação de diferentes espaços públicos, além de promover a interação entre públicos diversos. Lembrando que os menores de 13 anos deverão estar acompanhados dos seus responsáveis, que devem participar das atividades com as crianças.

À tarde acontece ainda mais uma edição do projeto Uma Tarde no Museu, em parceria com a Aldeia Jabuticaba. O encontro será realizado das 14h às 17h30, e terá como tema "O museu na cidade". Os visitantes serão convidados a ocuparem a Alameda da Educação, em frente ao MM Gerdau participando de diversas atividades. O sábado será de muita diversão e brincadeiras para todas as idades.

Confira a programação completa:

Lançamento de livro infantil Pé de Pipa (Crivo Editorial)

Autores: Juliana Galvão e Maurizio Manzo

Das 10h às 13h

Local: Praça de Convivência MM Gerdau

 

Ação Mobilidade e Tecnologia &ndash bate-papo bicicletada

Das 10h30 às 13h

Local: Alameda da Educação e Praça Carlos Drummond de Andrade

 

Ateliê na Rua

Das 13h às 17h30

Local: Alameda da Educação e Praça Carlos Drummond de Andrade

 

Se Essa Rua Fosse Nossa

Com o uso de minerais, como argila e quartzo, os participantes poderão elaborar mosaicos inspirados nos desenhos das ruas e praças de Belo Horizonte e em demais temas que evoquem memórias e afetos. Em meio a tal processo criativo, teremos cantigas, brincadeiras de roda e discutiremos sobre a importância da ocupação e apropriação dos espaços públicos.

Das 13h e 15h (02 sessões)

Local: Alameda da Educação

Faixa-etária: livre

 

Adote um livro

Espaço dedicado para proporcionar a popularização do livro e da leitura. O participante também poderá levar gratuitamente um livro para casa.

Das 13h às 16h

Local: Praça Carlos Drummond de Andrade

Faixa-etária: livre

 

Feito Vó

Oficinas manuais, abertas, livres e intergeracionais, nas quais senhoras ensinam os mais jovens, motivando-os a ensinar algo em troca para as elas.

Das 13h às 16h

Local: Praça Carlos Drummond de Andrade

Faixa-etária: livre

 

Tabuleiro Acessível

Oficina criada pelo psicólogo Rafael Pisani que visa conectar a comunidade surda aos jogos de tabuleiro, promovendo a cultura e a inclusão social, de maneira lógica e divertida. Acessível também para ouvintes.

Das 13h às 16h

Local: Praça Carlos Drummond de Andrade

Faixa-etária: livre

 

Contação de histórias

O era uma vez conecta tempos e pessoas. Possibilita viajar por histórias e lendas de diversos lugares. As contações perpassam por saberes tradicionais e lendas.

Das 13h às 16h

Local: Alameda da Educação

Faixa-etária: livre

 

"Uma Tarde no Museu - brincadeiras música

Das 14h às 17h30

Local: Alameda da Educação

Aldeia Jabuticaba

 

Das 14h às 16h30:

Mapa interativo para visita ao Museu e ao entorno - uma brincadeira em que, a partir de um guia lúdico ilustrado, as crianças e suas famílias serão instigadas a visitar pontos do Museu e do entorno, cumprindo algumas tarefas, de forma independente, seguindo as pistas e chegando à instalação do próximo item.

Instalação coletiva O que você leva do museu? -produção de desenhos ilustrativos da experiência que tiveram no museu, que resultará numa exposição coletiva.

Estações de brincar inspiradas em nomes das atrações do MM Gerdau - Janelas para o Mundo: brincadeiras de várias partes do mundo Água: construção de barquinhos Espelho Mágico: brincadeiras com o corpo Matéria Prima: esculturas com argila Chão de Estrelas e Meteoro: oficina de nebula bottle Miragens: oficina de caleidoscópio.

Às 16h30:

"Língua Afiada" brincadeiras com as palavras, com o brincante e pesquisador da cultura da infância, Roquinho.

www.mmgerdau.org.br

+EVENTOS

Eventos