Concerto para Bebês

DATA

  • 09/12/2018 à 09/12/2018
  • Hora início: 12:00
  • Hora fim: 13:00

LOCAL / INFO

PREÇOS

  • Inteira:30,00
    Meia entrada:15,00

CONCERTO PARA BEBÊS INCENTIVA RELAÇÃO DE CRIANÇAS COM A MÚSICA

 

Espetáculo convida pequenos a interagir com artistas e instrumentos durante apresentação de composições clássicas de Antonio Vivaldi e Heitor Villa-Lobos

 

O Núcleo de Música Villa-Lobos apresenta no dia 9 de dezembro (domingo), no Teatro da Assembleia, o espetáculo Vila Vivaldi - Concerto para Bebês. A montagem busca proporcionar aos pequenos e aos pais momentos mágicos de leveza e alegria utilizando composições clássicas de Antonio Vivaldi e Heitor Villa-Lobos.

 

 

O espetáculo tem a participação de professores e ex-professores do Núcleo Villa-Lobos, com a direção artística da professora da Escola de Música da UFMG Betânia Parizzi. Nele, os bebês são incentivados a participar da apresentação, sem limitações ou cerceamentos.

 

Segundo a professora, a montagem foi inspirada em estudos que comprovam a importância do contato precoce com a música para a formação da criança. &ldquoA música é a atividade humana que consegue acionar, simultaneamente, a maior área no nosso cérebro - partes que controlam audição, visão, coordenação motora, emoção, incluindo funções cognitivas básicas como percepção, atenção e memória, o que proporciona maior desenvolvimento do indivíduo", explica.

 

Neste concerto interativo, músicos, bebês, pais e o público em geral vivem momentos mágicos de muita leveza e alegria. Isso porque os bebês participam da apresentação com balbucios, gestos, movimentos, danças, olhares e sorrisos.


O foco total da apresentação é estimular as crianças por meio das obras desses compositores. &ldquoOs músicos não têm que somente tocar as músicas, eles precisam se transformar em música, com a sua linguagem corporal expressiva, com o manuseio do instrumento, com os sons que fazem com o corpo. Assim, o bebê não só ouve a música, ele também &lsquovê&rsquo a música&rdquo, ressalta Betânia.


Crianças de todas as idades podem curtir o espetáculo. Os pais são orientados pelos artistas a não interferirem nas reações dos pequenos.


Aprendizado - A musicalização de bebês é uma das atividades oferecidas pelo Núcleo Villa-Lobos. Crianças de qualquer idade podem começar a ter o contato com a música. Até os dois anos de idade, os adultos responsáveis por eles também participam das aulas.


&ldquoO bebê que é submetido ao trabalho de educação musical sistemático e de excelência terá maiores chances de um pleno desenvolvimento, em relação a uma criança que não teve esta oportunidade", complementa a professora Betânia Parizzi.

 

Sobre &ndash O Núcleo Villa-Lobos é uma das mais tradicionais escolas de música de Belo Horizonte, com 47 anos de existência, e possui duas unidades: Santa Efigênia e Vila da Serra. Sua missão é oferecer um trabalho de educação musical diferenciado, centrado na experiência musical, por meio de uma abordagem pedagógica criativa, lúdica e prazerosa.

 

O Núcleo utiliza metodologia e material didático próprios. Além de ser referência em musicalização para bebês, crianças, adolescentes e adultos, o Núcleo Villa-Lobos oferece aulas de instrumento, bandas de Rock e MPB, cursos de formação de professores em Educação Musical, preparação para o vestibular de música e estágios para universitários.

 

Data: 9 de dezembro (domingo)

Horários: 1ª apresentação (10h30) &ndash 2ª apresentação (12h)

Ingressos: R$30 (direito a entrada de um bebê até 2 anos) / Meia Entrada: R$15 (Criança a partir de 3 anos)*

Local: Teatro da Assembleia - rua Rodrigues Caldas, 30, bairro Santo Agostinho

*Os ingressos serão vendidos na bilheteria do Teatro e pelo Sympla.

 

Parte do espetáculo: https://www.youtube.com/watch?v=FwevX84Tnek

https://www.nucleovillalobos.com.br/

+EVENTOS

Eventos