Festival Mariana Viva e Festival da Vida de Mariana

DATA

  • 18/05/2018 à 27/05/2018
  • Hora início: 21:00
  • Hora fim: 22:00

LOCAL / INFO

PREÇOS

  • Entrada Franca

Festival Mariana Viva e Festival da Vida de Mariana
18 a 27 de maio

 

Valorizando a cultura, Festival Mariana Viva faz parceria à 14ª edição do Festival da Vida e leva seresta, congado, oficinas e shows para a população. Tudo gratuito!
Orquestra Ouro Preto faz apresentação no dia 25 de maio, na praça Minas Gerais

 

 

Há 14 anos nascia o Festival da Vida de Mariana, um evento que leva trabalhos sociais, cultura, religião e incrementa o turismo de Mariana, primeira capital de Minas Gerais e uma das mais belas importantes cidades históricas do Estado. Neste ano, o Festival da Vida se une ao Festival Mariana Viva e, de 18 a 27 de maio, retoma as suas raízes e resgata a cultura local com seresta, cortejo de congado, feira de artesanato, apresentação de corais, a tradicional Festa da Bandeira, oficinas e shows locais. Uma programação voltada para a comunidade, como nos velhos tempos, quando o festival foi criado por Dom Luciano de Almeida e pela Associação Cultura Livre (ACL).

 

Além dos shows de artistas locais, uma grande apresentação da Orquestra Ouro Preto, com espetáculo &ldquoMúsica para Cinema&rdquo, na sexta-feira, dia 25, completa o extenso e divertido programa cultural para toda a família. A seresta &ldquoNoites que não voltam mais&rdquo, que vai percorrer as ruas do centro histórico, promete abrir a programação com chave de ouro, mostrando incentivo à cultura e às tradições locais.

 

Com o apoio da Prefeitura Municipal de Mariana e da mineradora Vale, o Festival Mariana Viva e Festival da Vida apresentam sua programação preocupando-se com o resgate do turismo e da cultura na região, levando cursos profissionalizantes para a comunidade. Outros bons exemplos disso são as palestras, oficinas, ações educativas, concurso de desenhos, rua brincante e manhã de lazer, além da Feira de Sabores e Artesanato.

 

Evento totalmente gratuito para a população, o Festival Mariana Viva e o Festival da Vida lutam pela valorização da cultura, da vida e pela integração social do público. Agora é a hora de você visitar Mariana e desfrutar de todas as suas belezas arquitetônicas, gastronômicas, artísticas e culturais.

 

 

 

Confira a programação do Mariana Viva e Festival da Vida:

 

- Dia 18 de maio &ndash sexta-feira &ndash 21h

&ldquoNOITES QUE NÃO VOLTAM MAIS&rdquo: SERESTA PELAS RUAS DO CENTRO HISTÓRICO
Trajeto: Praça Minas Gerais Rua Direita Praça Cláudio Manoel Rua Santana Praça Torquato Lopes Camelo.
Grupo condutor: Seresta na Varanda - João Relojoeiro

 

- Dia 19 de maio &ndash sábado:

FESTA DA BANDEIRA DO DIVINO ESPÍRITO SANTO
11º ENCONTRO DE CONGADOS DE MARIANA
12h &ndash Feira de Sabores e Artesanatos, na Praça Minas Gerais, pela Associação de Artesãos e Produtores Caseiros do Distrito de Monsenhor Horta
14h &ndash Chegada dos Congados no Terminal Turístico
15h &ndash Cortejo dos Congados e apresentações individuais na Praça Minas Gerais
18h &ndash Cortejo da Bandeira até a Igreja da Confraria
21h &ndash Show com Gilmar Veríssimo
22h30 &ndash Show com a Banda &ldquoAnjos de Resgate&rdquo &ndash Praça Minas Gerais

 

- Dia 20 de maio &ndash domingo:

8h &ndash Cortejo do Imperador &ndash Saindo da Praça Cláudio Manoel para a Igreja da Confraria
11h &ndash Banda na Praça (Banda São Sebastião de Cláudio Manoel e Banda Sagrado Coração de Jesus de Padre Viegas)&ndash Praça Gomes Freire
- Almoço na praça preparado pela Associação de Artesãos e Produtores Caseiros do Distrito de Mons. Horta &ndash Música ao vivo
21h &ndash Show &ldquoDe Tudo um Pouco&rdquo, os mais variados gêneros da Música Popular Brasileira nos sons dos instrumentos e vozes do corpo do Conservatório Estadual de Música de Visconde do Rio Branco &ndash Praça Minas Gerais

 

- De 21 a 26 de maio:

- Ações Educativas nas Escolas Municipais. Tema: &ldquoA Preservação do Patrimônio Público&rdquo
- Intervenções nas Escolas e Secretarias Municipais &ndash Circo Volante. Tema: &ldquoFraternidade e Superação da Violência&rdquo
- Intervenções nas Escolas e Comunidades &ndash Clube Osquindô
- Concurso de Desenhos &ndash Tema da Campanha da Fraternidade
- Intervenções teatrais explorando o tema da Campanha da Fraternidade com Cia de Teatro Claudio Castanheira, em Escolas Municipais e Estaduais.

 

- Dia 22 de maio, terça-feira:

- Curso Profissionalizante em Santa Rita Durão (Vigilância Sanitária, Manipulação de Alimentos)

 

- Dia 23 de maio, quarta-feira:

SESI Mariana Centro de Cultura (rua Frei Durão, 22)
19h &ndash Palestra sobre empoderamento feminino com Maria Flávia e convidados

 

- Dia 25 de maio &ndash sexta-feira:

Praça Minas Gerais
21h &ndash Show da Orquestra Ouro Preto
&ldquoMúsica para Cinema&rdquo

 

- Dia 26 de maio &ndash sábado:

Praça Minas Gerais
8h &ndash Brincando na Praça &ndash Manhã de lazer para as crianças em comemoração ao DIA MUNDIAL DE BRINCAR &ndash Show com Mágico Silas
Resultado e premiação do Concurso de Desenhos
19h30 &ndash Feira de Gastronomia e Artesanato com a Associação Sabor e Arte de Santa Rita Durão
20h &ndash Show com Toninho e Jacob
22h &ndash Show com Érika Curtis e Giselle Couto e Banda

 

- Dia 27 de maio &ndash domingo:

7h &ndash Caminhada da Juventude
Partindo da Praça Minas Gerais para o Adro da Igreja de Nossa Senhora Aparecida no bairro Cabanas

20h30 &ndash Cantares à Maria
Apresentação de Corais &ndash Santuário do Carmo

 

 

Orquestra Ouro Preto

Buscando reviver a histórica vocação musical da cidade de Ouro Preto, Rufo Herrera e Ronaldo Toffolo, associados a um grupo de instrumentistas que integravam o grupo Trilos e o Quarteto Ouro Preto, criaram, no ano de 2000, a Orquestra Experimental da UFOP, hoje Orquestra Ouro Preto. É formada por cerca de 20 músicos, aos quais se associam músicos convidados, em função do repertório a ser executado. Tem como diretor artístico e regente titular o maestro Rodrigo Toffolo.

Ao longo de 18 anos, a Orquestra Ouro Preto reúne projetos de grande relevância. Do repertório dito padrão, comumente executado por orquestras de todo mundo, a projetos de caráter artístico-pedagógico, a orquestra vem se destacando como um grupo de câmara de excelência, ao dedicar especial atenção à efervescência cultural da América Latina, com foco na música brasileira de concerto e nas demais manifestações musicais de países vizinhos, assim como à pesquisa e difusão do repertório vinculado à Escola Mineira de Compositores do século XVII.

A concepção de novos trabalhos no campo da música experimental rende ao grupo aclamação de público e crítica, ao propor o diálogo entre os universos erudito e popular, formando novos públicos e dinamizando o acesso à música de concerto. Orquestra Ouro Preto: The Beatles, Valencianas: Alceu Valença e Orquestra Ouro Preto e a recente parceria com o multiartista Antônio Nóbrega são importantes referências.

 

 

Informações para a imprensa:
- Secretaria de Comunicação de Mariana (31) 3557-9006

+EVENTOS

Eventos