Feira Gastronômica do Imigrante

DATA

  • 22/04/2018 à 22/04/2018
  • Hora início: 11:00
  • Hora fim: 19:00

LOCAL / INFO

PREÇOS

  • Entrada Franca

Iguarias produzidas sob influência de imigrantes reforçam turismo gastronômico em Nova Lima

Prefeitura resgata receitas de famílias descendentes para aproveitar potencial do turismo de experiência produtos serão apresentados na Feira Gastronômica dos Imigrantes, no dia 22 de abril

A identidade cultural de um povo é marcada, principalmente, por seus costumes e por suas comidas típicas. Esses pilares têm sido utilizados como estratégias, em todo o mundo, para fortalecer a história, assim como potencializar o turismo e a economia de uma região. Em Nova Lima, a imigração provocada pela corrida da exploração mineral deixou marcas de italianos, árabes, espanhóis, africanos, portugueses e ingleses em diversas áreas, inclusive na culinária, e esse legado vem sendo utilizado para criar circuitos para turistas e contribuir para colocar a cidade na rota do turismo gastronômico. A queca e a lamparina, doces tradicionais produzidos sob influência europeia, e já incorporados ao patrimônio cultural da cidade, foram ponto de partida do Gastronomia da Imigração. O projeto visa resgatar as tradições e valorizar a história nova-limense. O próximo passo é descobrir novos sabores e, neste mês, historiadores coletam receitas de pratos típicos das famílias descendentes que moram na cidade e capacitam produtores locais para botar a mão, literalmente, na massa. A apresentação das iguarias acontece no dia 22 de abril na Feira Gastronômica do Imigrante, no Espaço de Caminhada da AngloGold (Rua Amélia de Magalhães Pessoa, s/nº, próximo à Praça da Bíblia), e 17 expositores locais já foram selecionados.

A gestora de Turismo de Nova Lima, Fabiana Giorgini, explica que o turismo gastronômico tem grande força na economia e que governos atuantes nessa área observam mais oportunidades de crescimento da economia. &ldquoO turista busca, cada vez mais, experiências memoráveis e únicas e a gastronomia possibilita uma infinidade de cores e sabores. Os gestores atentos a essa vertente conquistam bons resultados&rdquo, disse. Segundo a World Food Travel, comida e bebida são os principais motivadores para 93% dos viajantes. Dados do World Travel & Tourism Council (WTTC) apontam que o setor gerou, no ano passado, 10,4% do PIB global e era responsável por 313 milhões postos de trabalho, o que corresponde a 9,9% do total de empregos do planeta.

Nova Lima já está na rota do Ouro, mas a cidade tem mais atrativos e a proposta é ampliar os produtos turísticos. &ldquoO Circuito Inglês é outro produto que vamos lançar em breve. Já temos a Queca e a Lamparina, que mantém relação com a história da mineração da cidade, assim como as novas receitas típicas que estamos descobrindo por meio do projeto. Isso tudo cria uma identidade muito forte e fortalece o potencial turístico. Assim como a produção de cerveja artesanal, que é uma tradição antiga e remete ao período do Ciclo do Ouro, no século XIX, com a chegada do italiano Fioravante Eugênio Armani&rdquo, destacou. Giorgini se refere à cerveja Gabels, primeira puro malte mineira. O italiano criou a cerveja para satisfazer o gosto dos ingleses que vieram para a cidade trabalhar com a exploração do metal. A bebida era conhecida como cerveja-barbante pois, naquele tempo, não se utilizavam tampinhas para fechar as garrafas, e sim, rolhas que precisavam ser amarradas com barbante e a ajuda de um garfo (Gabel em alemão).

Hoje, a cidade já é um polo cervejeiro e mantém 13 microcervejarias, inclusive premiadas em importantes festivais. O município produz mais de 400 mil litros da bebida por mês. Além do circuito cervejeiro, Nova Lima tem outros atrativos, como o circuito gastronômico, do bairro Jardim Canadá, o ecoturismo nas matas da região, o distrito de Macacos, a Lagoa dos Ingleses, onde se pode praticar esportes náuticos, a gastronomia e o entretenimento encontrados no Vila da Serra, as trilhas da Estrada Real, em Honório Bicalho, e os atrativos históricos culturais e arquitetônicos da Sede.

Turismo Gastronômico

A Feira Gastronômica do Imigrante e o Gastronomia da Imigração é uma ação do programa de Turismo Gastronômico da Prefeitura de Nova Lima, lançado em fevereiro, que visa resgatar a forte influência de imigrantes que vieram de várias partes do mundo, se instalaram em Nova Lima e deixaram um rico legado cultural até hoje presente na arquitetura, tradição e culinária da cidade. Neste projeto, os descendentes desses imigrantes compartilham receitas tradicionais de famílias com o objetivo de valorizar a história da colonização da cidade, tão pouco conhecida.

Circuito inglês

No dia 21 de abril, feriado nacional, será lançado o Corredor Inglês, rota que propõe a reconstrução da história dos imigrantes europeus e que inclui o Centro de Memória, a Igreja Anglicana, o Bicame, a Banqueta do Rego Grande, as casas inglesas e a Lagoa dos Ingleses, no Alphaville. Nesse dia, a Prefeitura vai realizar quatro rotas de city tour para apresentação dos locais.

Selo cervejeiro

A Prefeitura criou no ano passado um selo de qualidade para as cervejas produzidas em Nova Lima. Para ganhar a autenticação, a cervejaria deve estar cadastrada no Ministério da Agricultura e passar por testes microbiológicos e sensoriais, realizados por uma empresa especializada. Pelo menos 60% dos rótulos das cervejarias devem alcançar uma escala mínima de 7 pontos para receber a certificação.

Doces centenários

A lamparina é um doce adaptado do pastel de Belém de Portugal feito à base de massa folheada e tem como principal ingrediente o coco. A iguaria foi criada por um casal francês que tinha uma pousada em Nova Lima, para agradar o imperador Dom Pedro II, que estava em visita à região no ano de 1881. A Lamparina é preparada em formas de empadas e leva este nome porque, antigamente, sobre o doce, colocava-se um pavio concentrado com azeite e água, que era acendido com fogo, tal qual uma lamparina.

Já a queca, uma variação do &ldquoChristmas Cake&rdquo inglês, era um bolo tradicional nas festas natalinas da época, feito à base de conhaque e frutas cristalizadas variadas, como castanhas, nozes, passas, ameixas e cerejas. Na versão mineira do bolo, as frutas podem vir dos próprios quintais das quituteiras.


Feira Gastronômica do Imigrante

Domingo, dia 22 de abril

Horário: das 11h às 19h

Local: Espaço de Caminhada - Rua Amélia de Magalhães Pessoa, s/nº (apos campo do Vila Nova)

 

Informações: Comidas tradicionais italiana, inglesa, portuguesa, sírio-libanesa, espanhola,africana, cervejarias artesanais do polo cervejeiro de Nova Lima, espaço kids, atividades culturais e infantis. Apresentação das bandas: Nando Acústico, Odete Roitman e U2 Cover Brasil

www.novalima.mg.gov.br

+EVENTOS

Eventos