38ª Feira de Exposição Nacional de Orquídeas

DATA

  • 13/10/2017 à 15/10/2017
  • Hora início: 09:00
  • Hora fim: 17:00

LOCAL / INFO

PREÇOS

  • Entrada Franca

Belo Horizonte recebe 38ª Feira de Exposição Nacional de Orquídeas nos dias 13, 14 e 15 de outubro

Evento vai apresentar espécies do Brasil e do mundo, que serão expostas e participarão de premiação



Belo Horizonte vai receber, de 13 a 15 de outubro, a 38ª Feira Nacional de Orquídeas, realizada pela Associação Mineira de Orquidófilos (AMO). O evento, que será realizado no Minascentro antes da reforma do local, terá algumas novidades nesta edição, como a oficina sensorial de orquídeas para deficientes visuais, promovida em parceria com o Instituto São Rafael, quick massage e a participação do Sebrae, que vai expor, em quatro estandes, produtos &ldquogourmet&rdquo de Minas Gerais. Também haverá exposição das fotos dos vencedores do concurso de fotografia realizado, no ano passado, em parceria com o Pedro Cine Foto, espaço gourmet, oficinas para crianças e uma nova disputa para eleger as imagens mais bonitas. A entrada é gratuita e o espaço é acessível para pessoas com deficiência.



A feira inclui 26 estandes de produtores de orquídeas das mais variadas espécies, mudas e materiais de cultivo, que estarão expostas para apreciação e para compra. Já a exposição possui cerca de 500 orquídeas, algumas delas raras, cultivadas por orquidófilos de todo o Brasil. Depois de avaliadas por um corpo de jurados especialistas, elas serão premiadas por categoria e espécie. Além disso, haverá um pódio, em que as vencedoras ficarão expostas, para que todos os visitantes possam apreciá-las e fotografá-las. Neste ano, a expectativa é de que a feira receba cerca de 12 mil visitantes.



A atração desta estação é a orquídea Cattleya warneri, que floresce na região Sudeste do país e é nativa de Minas Gerais e Espírito Santo. Além dela, haverá a exposição de micro-orquídeas, espécies estrangeiras, plantas hibridas e outras espécies brasileiras.



&ldquoO objetivo da feira é reunir o público de diversos estilos, que compartilham o mesmo sentimento de amor pelas orquídeas. Além disso, a expectativa é de atrair as pessoas que querem entender mais um pouco sobre essas plantas. O evento é uma oportunidade de reunir a família e aproveitar os dias depois do feriado de 12 de outubro&rdquo, declara Denise Vasconcelos, presidente da AMO.



Como forma de atrair todos os públicos para o evento, na entrada da feira será instalado um túnel com tecidos tensionados e orquídeas grafitadas por artistas de Belo Horizonte. A equipe Trupe Gaia é a responsável pela produção dessa atração.



Cursos

Assim como nas outras edições, orquidófilos vão ministrar cursos abertos ao público sobre cuidados, plantio e manutenção das orquídeas. Entre os treinamentos estão "Cultivo de Orquídeas - Básico", que vai abordar a umidade e ventilação, pragas e doenças, fotoperiodismo e adubação, por Orlando Parreiras "Oficina de Suculentas: Cuidado, Cultivo e Arranjos", ministrado por Natália Pimenta.



A grande novidade deste ano é a "Oficina Sensorial de Orquídeas para Deficientes Visuais", ofertado pelo Orquidário Warnerii, junto com o Instituto São Rafael. O objetivo do novo curso é proporcionar um evento mais inclusivo, dando a oportunidade de as pessoas com deficiência visual conhecerem a beleza das orquídeas.  



Para crianças

As crianças acima de 6 anos de idade que tiverem interesse no plantio e cuidado das orquídeas poderão participar do curso &ldquoMinha Primeira Orquídea&rdquo, ministrado por Pamilly Parreiras, que tem 12 anos e é filha do orquidófilo Orlando Parreiras. As crianças vão aprender como plantar e cultivar orquídeas e ainda poderão levar para a casa as que plantarem. O curso tem duração de cerca de 1h30 e estará disponível em horários específicos no sábado (14/10) e no domingo (15/10).

 

Após a oficina infantil haverá contação de histórias e aula sobre meio ambiente, frutos de uma parceria com o Centro de Conservação Ambiental Centro-Sul da Prefeitura de Belo Horizonte.

 

Quick Massage

Ao longo da Feira Nacional de Orquídeas, em apoio ao trabalho social do Instituto São Rafael, o público poderá aproveitar um momento de relaxamento com a quick massage, realizada por profissionais deficientes visuais do instituto. A quick massage é uma prática que vem crescendo no Brasil, principalmente em organizações que desejam promover a qualidade de vida no ambiente de trabalho. A massagem é realizada com manobras adaptadas das técnicas orientais anmá e shiatsu e tem como objetivo proporcionar o relaxamento muscular em poucos minutos.



Premiação das orquídeas

Durante a feira, um grupo de juízes selecionados fará a avaliação das orquídeas em exposição (aproximadamente 500 exemplares serão julgados). Serão escolhidas as 15 melhores orquídeas de acordo com os critérios da AMO. Depois da escolha, haverá um pódio, em que as vencedoras ficarão expostas para que todos os visitantes possam apreciá-las, fotografá-las e participarem do 2º concurso &ldquoAmo fotografar orquídeas&rdquo. O pódio será especialmente iluminado pela Templuz, que apoia o evento, para que as vencedoras possam ser fotografadas sem flash, com qualidade de luz do dia.



2º Concurso &ldquoAmo Fotografar Orquídeas&rdquo

O concurso será realizado nos três dias da feira, em parceria com o Pedro Cine Foto. O participante vai retirar, no quiosque Pedro Cine Foto, um cartão com as instruções de participação e uma identidade &ndashuma para cada participante&ndash, para realização de login e cadastro por CPF e e-mail. Cada participante poderá fazer o upload de até três fotos pelo sitewww.amofotografarorquideas.com.br. São duas categorias: "selfie com as orquídeas" e "closedas orquídeas". Os fotógrafos vencedores terão uma premiação surpresa, além de uma ampliação especial da foto e uma bela orquídea como presente. As fotos poderão ser feitas na exposição de orquídeas ou na feira, durante os três dias de evento.



Haverá votação pela internet, aberta ao público, e depois uma escolha das fotos mais votadas, que será feita por júri selecionado entre conhecedores de orquídeas da AMO e de fotografia, indicados pelo Pedro Cine Foto. Cada participante poderá escolher uma foto no site e solicitar uma ampliação 20x30cm ou 20x25cm, na loja Pedro Cine Foto, a preços promocionais. Poderá também imprimir as outras duas fotos de orquídeas no mesmo tamanho e ter desconto especial.



&ldquoA ideia do concurso é proporcionar uma experiência diferente e encantadora para o público e especialmente aos jovens, que veem o mundo na dimensão das poucas polegadas da tela de um celular. Uma foto em papel, à moda antiga, é pura emoção.&rdquo, destaca Agostinho Cardoso, um dos organizadores da feira. Além disso, nesta edição, serão expostas as fotos ampliadas dos vencedores da 37ª edição EXPO AMO. &ldquoNeste ano o Pedro Cine Foto completa 50 anos de serviços à fotografia e vamos celebrar com nosso parceiro através da exposição das fotos ganhadoras do concurso de 2016", completa Agostinho.

 

Espaço Gourmet

Um espaço cuidadosamente preparado estará presente na feira para agradar ao público com produtos mineiros, como queijos, geleias, cervejas artesanais, cafés especiais e azeite de oliva. Além disso, esta edição traz um estande com comida árabe para ampliar o paladar do público. Os expositores são Queijo do Gir, Doces da Serra Mineira, Armazém da Vovó Ninite, Azeite de Borriello de Andradas, Cerveja Artesanal JaLapa, Tradicional Limonada, e Comida Árabe. Além desses estandes, neste ano, o Sebrae fechou uma parceria com a feira e vai expor em quatro boxes produtos mineiros, como café, sorvete artesanal, molhos gourmet e biscoitos especiais.



&ldquoEsperamos que o público possa conhecer diversos produtos deliciosos e diferenciados que Minas Gerais pode oferecer. Muitas pessoas não sabem, por exemplo, que existe um azeite fabricado no Estado ou queijos finos premiados na França, produzidos com todo requinte e cuidado, além do tradicional queijo Minas. Além disso, doces, cervejas, comidas especiais e a surpreendente limonada, que existe há décadas no Mercado Central, mantendo o mesmo sabor, fazem parte do mix de produtos que escolhemos com muito carinho para que o público da feira possa passar momentos agradáveis e prazerosos&rdquo, destaca Cardoso.



Curiosidades sobre as orquídeas

De acordo com Orlando Parreiras, especialista em orquídeas, as sementes dessas orquídeas são surpreendentes. Por serem minúsculas e não terem reservas de energias, não conseguiriam germinar na natureza, sem algo que só a planta-mãe pode lhes fornecer. Nos troncos próximos onde vegeta a planta-mãe, encontra-se uma simbiose chamada Micorriza ou Micorrhyzum e, ao serem dispersas nesses troncos, quando a cápsula se abre, essa simbiose permite que as minúsculas sementes consigam germinar. O nome orquídea vem do gregoópxis (órkhis), que significa testículo, e eidos que quer dizer aspecto, forma, em referência ao formato dos dois pequenos tubérculos que as espécies do gênero Orchis militaris apresentam. Como esse gênero foi o primeiro a ser formalmente descrito, dele derivou toda a família orquidácea.



Sobre a AMO

A Associação Mineira de Orquidófilos (AMO), fundada em 12 de abril de 1978, é uma entidade não governamental de utilidade pública municipal e estadual, sem fins lucrativos. A AMO congrega orquidófilos, orquidólogos e pessoas interessadas em orquídeas visando o seu cultivo e a sua preservação no meio ambiente. A finalidade da Associação é o desenvolvimento da orquidofilia, visando principalmente a preservação das espécies da família orquidáceas, em orquidários e em seu habitat natural, estimulando a consciência e valores ambientais.



Serviço: 38ª Feira Nacional de Orquídeas

Local: Minascentro (Rua Guajajaras, 1.022 - Centro - Belo Horizonte-MG)

Data: 13, 14 e 15 de outubro

Horários: 9h às 20h (sexta), 9h às 20h (sábado) e 9h às 17h (domingo)

Entrada Gratuita

www.facebook.com/amoorquideasbh

www.facebook.com/amoorquideasbh

+EVENTOS

Eventos