FLICAR - FESTA LITERÁRIA DE CARMO DA MATA

DATA

  • 12/05/2017 à 13/05/2017
  • Hora início: 18:00
  • Hora fim: 19:00

LOCAL / INFO

PREÇOS

  • Entrada Franca

 

 

Carmo da Mata sedia 1º Festa Literária do município

 

Imagine reunir em um só evento, literatura para todos os gostos e autores consagrados na região Centro-Oeste e no cenário nacional. É exatamente essa a proposta da 1º Festa Literária de Carmo da Mata (FLICAR), que ocorre entre os dias 12 e 13 de maio, no Diamante Clube e Praça da Matriz.

A iniciativa partiu da direção da Escola Estadual Joaquim Afonso Rodrigues, que há anos promove a literatura como ação social entre alunos e comunidade escolar, por meio do projeto Poetizar. Este ano o projeto alcançou a 3º edição e agora integra o mesmo intuito da FLICAR que é incentivar o gosto pela literatura, aproximar a comunidade de livros, além de divulgar a produção literária local e regional oferecendo cultura e arte com acesso a todos.

 &ldquoCom o projeto Poetizar diversos talentos foram descobertos, vários alunos pegaram gosto pela escrita e leitura. Diante do grande sucesso do projeto, resolvemos criar algo maior que é a FLICAR. Nossa intenção é que este projeto seja consolidado e mostre aos alunos e à comunidade que é possível se tornar um escritor&rdquo, destacou a idealizadora do projeto, Júnia Paixão.

A FLICAR tomou forma por meio do Poetizar e foi pensado como algo singular para que entre oficialmente para o calendário cultural da cidade. Ao amadurecer a ideia, Júnia percebeu que poderia então, unir tudo o que sempre foi promovido nas salas de aula em um espaço onde durante dois dias será possível promover trocas de ideias, assistir palestras e acompanhar a realização de uma extensa programação cultural aberta a todo público da cidade e região.

 &ldquoPor tudo isso, pela paixão por literatura, pela alegria de poder realizar coisas que tanto bem fazem, pelo amor à poesia e pela convicção que a cultura e a arte salvam é que pensamos e organizamos a Festa Literária de Carmo da Mata. Uma reverência à literatura, aos nossos autores, à arte&rdquo, completou.

Homenagem
A homenageada da 1º Festa Literária de Carmo da Mata será a escritora Iêda Dias da Silva, natural do município e que conta com uma vasta publicação de livros infantis. A autora se consagrou no universo literário com obras como: O Barquinho Amarelo, Brinquedos da Noite e O Burrinho Alpinista.

&ldquoA homenagem mais que merecida é à nossa ilustre escritora Iêda Dias, em reconhecimento à sua importância na educação e literatura nacional. Com suas palavras Iêda alfabetizou e embalou várias gerações em todo o Brasil é um presente ao cidadão de Carmo da Mata, numa Festa democrática e absolutamente aberta ao público. Um convite aos nossos municípios vizinhos para que conheçam um pouco de nossa produção literária e as belezas de nossa cidade&rdquo, destacou.

Programação
A programação inclui sessões de autógrafos, palestras, mesas de bate-papo com escritores, exposição, troca e venda de livros, contação de histórias, brincadeiras, performances, teatro e música.

Sexta Feira (12)

 

 

Sábado (13)

Diamante Clube

18h - Recepção do público e convidados

19h - Abertura Oficial

19h30 - Homenagem à autora Iêda Dias

20h - Sarau

20h30 - Premiação Simbólica dos autores do Poetizar

Espaço do autor

18h - Entrega dos certificados dos autores do Poetizar e venda de livros

20h - Sessão de autógrafos dos autores do Poetizar

 

Diamante Clube

9h - Café &ndash Teatro e Música

10h -  Contação de histórias com Roberta Gulhelmelli

11h - Sessão de Autógrafos do Livro:  A Pescaria de Osvaldo André de Melo

13h - lançamento do Livro Âmago &ndash Augusto Fidélis.

13h30 - Bate papo e autógrafos com a ilustradora Carol Rossetti

15h - Roda de conversa: A magia da Literatura infantil com Juarez Nogueira, Eduardo Maia, Osvaldo André

Após sessão de autógrafos e vendas de livros dos autores.

17h - Roda de conversa: Poesia e Expressão com Osvaldo André, Abílio Pacheco, Evaldo Balbino, Juarez Nogueira

Após sessão de autógrafos e vendas de livros dos autores

Praça da Matriz

11h - Apresentação da Cia de Teatro Yepocá &ldquoO papel roxo da maçã&rdquo

13h - Arautos da Poesia -  Roda de poesia.

14h - A hora do conto - Boutique do livro.

16h - Música na Praça

17h - Música na Praça

18h - Apresentação da Banda POD Giz.

Espaço autor tenda na praça

10h -  Eliana Cançado de Divinópolis e João Evangelista de Itapecerica

11h30 - Max Fonseca de Divinópolis

13h30 - Gusttavo Majory de Divinópolis

16h30 - Toim Gracioso e Pablo Silveira de Carmo da Mata

 

 

https://www.facebook.com/flicarmg/

+EVENTOS

Eventos