GESTORES DE BH SE REÚNEM PARA TREINAMENTO SOBRE ACESSIBILIDADE EM ESPAÇOS CULTURAIS

DATA

  • 28/11/2016 à 01/12/2016
  • Hora início: 09:00
  • Hora fim: 18:00

LOCAL / INFO

PREÇOS

  • Entrada Franca

GESTORES DE BH SE REÚNEM PARA TREINAMENTO SOBRE ACESSIBILIDADE EM ESPAÇOS CULTURAIS

 

O encontro será realizado a partir da próxima segunda-feira, 28/11, no Memorial Minas Gerais Vale. Viviane Panelli Sarraf, fundadora e coordenadora da Rede de Informação de Acessibilidade em Museus, é quem irá conduzir o treinamento com foco nos recursos humanos

 

Gestores culturais de Belo Horizonte, especialmente dos espaços que integram o Circuito Liberdade, se reúnem a partir desta segunda-feira, 28/11, das 9h às 18h, para um curso de &ldquoCapacitação e qualificação dos recursos humanos para acessibilidade em espaços culturais&rdquo. Serão quatro dias de discussões sobre o tema, conduzidos pela especialista, fundadora e coordenadora da Rede de Informação de Acessibilidade em Museus (RINAM), Viviane Panelli Sarraf. A iniciativa é fruto de parceria com a Fundação Dom Bosco e segue até 1º/12 (quinta-feira), nas dependências do Memorial Minas Gerais Vale, para público pré selecionado. Entre as iniciativas mais recentes promovidas em Belo Horizonte para promoção do turismo acessível, está uma avaliação da Belotur &ndash divulgada ainda no segundo semestre deste ano, que indica cerca de 60 espaços culturais, na Capital, acessíveis a pessoas com deficiência.https://ssl.gstatic.com/ui/v1/icons/mail/images/cleardot.gif

 

Entre as abordagens do encontro estão desde informações sobre direitos das pessoas com deficiência e exemplos de acessibilidade aplicada em espaços culturais até recursos práticos de mediação multissensoriais &ndash tato, audição, olfato, paladar e propriocepção aplicados a atividades educativas e ação cultural. Também serão apresentados recursos de audiodescrição e orientação de visitas para pessoas com deficiência visual ações de relacionamento e atendimento de pessoas com deficiência e dicas e treinamento prático de orientação, relacionamento e comunicação com pessoas com deficiência visual, intelectual, física, múltipla, surdos e surdocegos.

 

&ldquoEstamos cientes que, apesar dos múltiplos investimentos nessa área, ainda temos muito o que avançar na capacitação das pessoas que lidam diretamente com os visitantes dos espaços, de forma que viabilizem às pessoas com deficiência experiências igualmente enriquecedoras de formação. A condução feita por Viviane Sarraf certamente é muito aguardada e renderá frutos&rdquo, avalia o gerente do Memorial Minas Gerais Vale, Wagner Tameirão.

 

SOBRE VIVIANE PANELLI SARRAF

Viviane Sarraf é doutora em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP, mestre em Ciência da Informação pela Escola de Comunicações e Artes da USP, especialista em Museologia pelo Museu de Arqueologia da USP e graduada em Licenciatura em Educação Artística pela FAAP.

 

Além de fundadora, Viviane é diretora técnica da Museus Acessíveis, além de criadora e coordenadora da RINAM &ndash Rede de Informação de Acessibilidade em Museus. Também atua como professora do Curso de Especialização em Acessibilidade Cultural da Universidade Federal do Rio de Janeiro e do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Arte Contemporânea e Docência no Ensino Superior da Universidade Camilo Castelo Branco &ndash UNICASTELO. A palestrante ainda acumula a função de pesquisadora do Centro Interdisciplinar de Semiótica da Cultura e da Mídia &ndash CISC da PUC-SP e de Assessora Ad Hoc da FAPESP.

 

SERVIÇO

GESTORES CULTURAIS DE BH SE REÚNEM PARA TREINAMENTO SOBRE ACESSIBILIDADE EM ESPAÇOS CULTURAIS

Período: 28/11 a 1º/12

Horário: 9h às 18h

Endereço: Memorial Minas Gerais Vale &ndash Praça da Liberdade, 640, Funcionários (Esquina com Rua Gonçalves Dias)

 

MEMORIAL MINAS GERAIS VALE

Endereço: Praça da Liberdade, 640, esq. Gonçalves Dias 

Horário de funcionamento: terças, quartas, sextas e sábados, das 10h às 17h30, com permanência até 18h. Quintas, das 10h às 21h30, com permanência até 22h. Domingos, das 10h às 15h30, com permanência até 16h.

www.memorialvale.com.br

+EVENTOS

Eventos