Após dez anos longe das telas, Carolyna Aguiar volta a aparecer na programação da TV aberta com a reprise especial de "História de Amor", trama de Manoel Carlos atualmente em exibição na Globo. A atriz celebra a oportunidade de rever seu trabalho como Lu e relembra com carinho a personagem que marcou sua trajetória.
— A Lu foi um presente do Maneco. Eu vinha de Fera Ferida, onde interpretei um papel muito intenso, e ela apareceu como uma figura mais leve, doce. Ao longo da novela, fui descobrindo camadas incríveis nela. Apesar das dificuldades, ela tinha um humor resiliente. Me identifico com essa visão otimista de que tudo vai melhorar, mesmo em meio ao caos — conta Carolyna à coluna Play, do jornal "O Globo".
Quando a novela foi ao ar originalmente, a atriz tinha 25 anos. Rever as cenas hoje traz uma mistura de nostalgia e reflexão sobre o tempo.
— É engraçado me ver tão novinha. Outro dia, encontrei o Claudio Lins na rua — nossos filhos estudam juntos. A gente se abraçou e comentou: “Éramos tão jovens”. De certa forma, sinto que mantive aquele olhar esperançoso até hoje.
Nova fase longe dos holofotes
Longe da atuação como atividade principal, Carolyna decidiu se reinventar. Em 2024, iniciou uma nova graduação em Psicologia e, um ano depois, segue empolgada com a decisão.
— Está sendo incrível. Faço parte do centro acadêmico, adoro o ambiente e a troca com os colegas. Achei que seria a “tia” da turma, mas tem muita gente da minha idade fazendo uma terceira formação. Conheci pessoas interessantes demais. Como atriz, infelizmente não consigo viver apenas do ofício, então tive outros trabalhos — dei aula de yoga, de dança... A gente se reinventa.
Um passo da vida monástica
A busca por espiritualidade também sempre fez parte da trajetória da artista, que chegou a cogitar viver como monja.
— Quis morar na Índia e seguir esse caminho para sempre. A decisão de não virar monja partiu da minha guru, que achou que não era o momento. Respeitei e segui outros rumos.
Nome artístico e numerologia
Durante sua carreira, Carolyna experimentou diferentes versões do nome artístico. Ela conta que as mudanças foram motivadas por questões espirituais e experiências com a numerologia.
— Meu nome é Ana Carolina, mas sempre me chamaram de Carol ou Carola. No início, usei Carolina Aguiar, mas aconteciam coisas estranhas: me machucava antes das estreias, ficava doente... Comecei a achar tudo muito pesado. Foi quando estudei numerologia e troquei para Ana de Aguiar, que combinava com meu número de nascimento. Tive bons resultados, mas ainda pensava em desistir da carreira. Um numerólogo me explicou que meu nome tinha vibração voltada à doação, à família — por isso o desejo de largar tudo. Ele sugeriu que eu usasse Carolyna com “y”. A partir dali, tudo fluiu melhor e não me machuquei mais. Fiquei, e sigo, na profissão.
Relação familiar e novos caminhos
Carolyna é mãe de dois filhos: Francisco e Anna Clara, fruto de seu relacionamento com o empresário Luís Paulo Montenegro, que atualmente namora a atriz Paula Burlamaqui.
— Eu e a Paula nos conhecemos há muito tempo, apesar de não sermos amigas próximas. Sempre tivemos uma relação respeitosa. Está tudo em harmonia. Inclusive, minha filha está cogitando seguir carreira artística também. E eu apoio — finaliza.