Maíra Lemos, da TV para o YouTube

Jornalista deixa o cargo de apresentadora do Globo esporte Minas para investir na carreira de youtuber como contadora de histórias que vão além do esporte

por Larissa Bitencourt 27/09/2017 08:37
MAGÊ MONTEIRO/DIVULGAÇÃO
(foto: MAGÊ MONTEIRO/DIVULGAÇÃO)
Que a “profissão youtuber” está em alta não restam dúvidas. Uma câmera na mão e uma ideia na cabeça é tudo que os youtubers precisam. E essa receita tem atraído até nomes estabelecidos no universo da TV – as atrizes Giovanna Ewbank, Fernanda Souza e a apresentadora Sabrina Sato são exemplos recentes de quem está investindo em conquistar seu espaço virtual .

Esse também é o caso da jornalista mineira Maíra Lemos, que abriu mão do posto de apresentadora do Globo esporte Minas anunciando via redes sociais: “Eu vou dar uma mudada, quero trabalhar mais em conexão com o que acredito”. Na última quarta-feira (20), ela se despediu do programa que apresentou desde 2011. No dia seguinte, lançou seu canal no YouTube, apresentando-se agora como “descobridora e contadora de histórias”.

Maíra diz que o interesse pelo esporte é apenas uma de suas características e afirma querer ter a liberdade de contar outras histórias, o que não era compatível com o cargo que ocupava na emissora. Ela conta que chegou a propor para a Globo outro programa, mas a empresa preferiu mantê-la no comando do Globo esporte, por valorizar a familiaridade desenvolvida entre ela e o público do jornalístico.

A saída da TV foi um passo que Maíra se preparou para dar durante três anos, nos quais pesquisou e se capacitou para viver fora da caixinha. “Foi tudo bem pensado e planejado”, diz. Ela conta que não tinha “a mínima noção de nada”, principalmente sobre programação e administração de um canal. Para isso, fez pós-graduação, economizou dinheiro e se lançou à empreitada que define como “uma empresa de uma mulher só”.

ACAIACA O objetivo de Maíra é contar histórias que ocorrem ao seu redor e, por meio delas, valorizar a cidade de Belo Horizonte. São histórias sobre pessoas, lugares e acontecimentos. “Conheço tanta gente que tem boa história para contar”, assegura. A primeira foi ao ar na segunda-feira (25/9), abordando aspectos do histórico edifício Acaiaca, na Região Central, que ela considera “a vista mais bonita da cidade”.

No canal que leva seu nome Maíra Lemos assina ideias, textos e entrevistas. Os trabalhos de edição e filmagem ficam por conta de uma equipe formada em sua maioria por profissionais freelancers que apoiaram desde o início o plano da apresentadora de migrar da TV para a internet.

A receptividade do público empolga a nova youtuber. No dia seguinte ao lançamento do canal ela conquistou mais de 6 mil inscritos. Atualmente a marca já ultrapassa os 12 mil. Os primeiros vídeos também estão fazendo sucesso, alcançando até 50 mil visualizações. Sobre a reação dos telespectadores à sua decisão de deixar um cargo cobiçado como o de apresentadora de TV para se aventurar na internet, ela resume as mensagens que recebeu em duas palavras: “identificação e apoio”. “Claro que muitos lamentaram e criticaram, mas teve muita gente que até se inspirou com minha coragem de mudar”, afirma.

Com 12 anos de carreira, Maíra Lemos começou a despontar na televisão ainda na época de faculdade, na PUC TV, e passou por grandes emissoras, como Rede Minas, TV Alterosa e Record. Em 2011, a jornalista foi contratada pela Globo Minas e se destacou como repórter e apresentadora do Globo esporte. Apesar da mudança, a jornalista diz que é apaixonada pelo esporte e não pretende abandoná-lo, principalmente o futebol feminino, que tem como uma causa.

A saída de um emprego estável para um mercado ainda incerto não a amedronta, pelo contrário. Ela afirma que pretende explorar sua criatividade e se dedicar também a outros projetos e se diz “animada e realizada” com a liberdade que a internet proporciona. “Gosto de desafios”, resume.

*Estagiária sob a supervisão de Silvana Arantes

MAIS SOBRE SERIES-E-TV