Evolução canina

Série narrada por Arnaldo Antunes viaja o mundo, incluindo o Brasil, para documentar a vida dos cães. Ciência e histórias comoventes decifram o universo desses animais

Discovery/Divulgação
Discovery/Divulgação (foto: Discovery/Divulgação)
Parece simples pedir que o cachorro de estimação sente, deite e pegue o brinquedo. Que faça ‘festa’ ao ver seu dono chegar, acompanhando-o pela casa. Mas a domesticação desses aninais, que são companhias constantes dos humanos, começou há mais de 30 mil anos. Todo esse processo da evolução canina é tema da série inédita Sobre cães e homens, que estreia no Discovery, na próxima quinta-feira, às 22h20.

No Brasil, o programa de cinco episódios é narrado pelo cantor e compositor Arnaldo Antunes. A atração apresenta viagens realizadas ao redor do mundo para documentar evidências do processo de domesticação dos cães. A equipe de produção passou por 24 países e visitou laboratórios onde são desenvolvidos experimentos sobre comportamento canino. Pelo caminho, as câmeras documentaram histórias reais de amizade entre cachorros e pessoas.

Logo no primeiro episódio, Sobre cães e homens explora as relações modernas do envolvimento de seres de quatro patas e humanos, descobrindo como os bichos evoluíram de predadores selvagens para queridos e até mimados pets. Uma pesquisa científica inovadora comprova que eles nos compreendem melhor do que poderíamos imaginar, e que as origens desse vínculo são químicas.

Nos capítulos seguintes, o Brasil aparece como um dos destinos documentados. A equipe veio em busca do arisco lobo-guará, um dos canídeos mais próximos aos cães domésticos. Das outras várias histórias da série, destacam-se as passagens por um hotel de luxo para os peludos em Nova York, nos Estados Unidos, as butiques japonesas para bichos ‘fashionistas’, e até um vilarejo africano onde os cachorros alertam para a presença de serpentes.

RAÇAS: No mundo, são mais de 400 raças caninas adaptadas aos mais variados ambientes, temperaturas e estilos de vida. Motivos suficientes para buscar entender a capacidade desses mamíferos pela ciência e descobertas comportamentais.

SOBRE CÃES E HOMENS
Estreia: dia 17, quinta-feira
Horário: 22h20
Canal: Discovery

Resumo dos cinco capítulos da série:

Episódio 1: 17 de novembro


Vínculo

A estreia da série explora as relações modernas entre cães e humanos – descobrindo como esses animais evoluíram a partir de predadores selvagens para se tornarem animais de estimação queridos e, muitas vezes, extremamente mimados. Pesquisa científica inovadora comprova que os cachorros nos compreendem melhor do que poderíamos imaginar e que as origens desse vínculo são químicas.

Episódio 2: 24 de novembro

Ensinamentos


Duzentos e cinquenta milhões de cães no mundo recebem amor no conforto dos lares. No entanto, para os seus “primos” selvagens, cada dia é uma batalha definitiva pela sobrevivência. Para compreender verdadeiramente o cão doméstico, é preciso conhecer suas origens. Este episódio mostra o que as 36 espécies da família canina selvagem podem nos ensinar sobre os nossos amigos caninos – uma dessas espécies selvagens é o lobo-guará.

Episódio 3: 1º de dezembro

Proteção


Cães moldaram o mundo como nós o conhecemos. Caçando ao nosso lado, protegendo os nossos rebanhos e utilizando sua força e resistência. Eles nos permitiram habitar os locais mais extremos da Terra. Na República do Congo, conheceremos os cães basenji – que vivem como seus antepassados de milhares de anos atrás. O cão saluki foi fundamental para a sobrevivência dos beduínos nômades da Península Arábica. No Ártico, uma matilha de huskies faz longas viagens atravessando a paisagem gelada.

Episódio 4: 8 de dezembro

Trabalhadores


Cães e humanos estão juntos há 33 mil anos. Desde então, esses animais auxiliam os homens em uma série de tarefas. Os sentidos apurados, a docilidade, obediência e a capacidade de farejar, perseguir e derrubar a presa são atributos fundamentais para a parceria entre humanos e cachorros. Este episódio acompanha os caninos incansáveis em uma variedade de “postos de trabalho”.

Episódio 5: 15 de dezembro

Sobrevivência


A série termina com histórias sobre os 850 milhões de cachorros errantes: animais que vivem nas ruas e compõem o maior grupo de cachorros do planeta. Descobrir seus segredos de sobrevivência é vital para um entendimento completo da espécie. O episódio segue um grupo de cães selvagens órfãos na Tailândia e mostra como eles aprendem sobre o mundo. A vida para eles é difícil – apenas 4% dos cachorros de rua chegam à idade adulta. Na Bulgária, um estudo inovador tenta entender mais sobre esses animais que muitas vezes são esquecidos.

MAIS SOBRE SÉRIES E TV