Meninos também serão vacinados contra o HPV: tire suas dúvidas

Já disponível para as meninas, agora a vacina contra o HPV também será aplicada em meninos de 12 a 13 anos. Proteção precoce para a vida sexual futura

por Revista do CB 22/11/2016 13:00
O Ministério da Saúde estenderá a vacinação contra o vírus HPV para meninos de 12 e 13 anos. Atualmente, a imunização contempla apenas meninas com idade de 9 a 13 anos. A medida entrará em vigor em janeiro de 2017 e se destina à contenção do vírus quando os indivíduos chegarem à maturidade sexual.

“A maioria dos homens portadores dos vírus é assintomático e não apresenta qualquer evidência clínica da doença. Ainda assim, é capaz de transmiti-lo por meio do contato sexual. A principal manifestação clínica no homem é o desenvolvimento de verrugas genitais. Popularmente conhecidas como “crista de galo” — devido ao aspecto macroscópico das lesões —, elas podem ser múltiplas ou isoladas e se alojarem no pênis, bolsa escrotal, região perineal e perianal. Na maior parte, são causadas pelos HPV de baixo risco (6 e 11)”, explica Thiago Seiji Carvalho da Silveira, urologista do Hospital Samaritano de São Paulo.

O médico sugere uma consulta com especilista ao menor sinal do problema. O vírus pode causar câncer, que muitas vezes ocorre anos após a infecção. É fundamental exames médicos periódicos para o diagnóstico precoce e tratamento adequado.

Valdo Virgo / CB / D.A Press
Clique na imagem para ampliá-la e saiba mais (foto: Valdo Virgo / CB / D.A Press)