Dicas preciosas vão te ajudar a entrar em forma no verão

Entrar em forma no fim do ano se torna meta de muita gente, que busca potencializar treinos ou retomar atividades. Respeitar limites e aliar prática à boa alimentação são essenciais nesta etapa

por Revista do CB 14/11/2016 14:00

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	Zuleika de Souza/CB/D.A Press
Para quem já malha, a dica é não desistir dos objetivos (foto: Zuleika de Souza/CB/D.A Press)
É importante cuidar da saúde o tempo todo, mas há quem dê um gás no treino e na dieta de olho no verão. De fato, é possível intensificar e acelerar o processo de emagrecimento para estar em forma antes das festas de fim de ano. Se o objetivo for esse, a nutricionista Renata Lustz de Sá ressalta as vantagens dos alimentos com potencial termogênico, que aceleram o metabolismo, caso do chá-verde, do gengibre, da canela e da pimenta. A nutricionista indica também o consumo de alimentos ricos em fibras, cujo efeito saciante nos mantém afastados dos “beliscos” ao longo do dia. Além disso, o nutrólogo Fabrício Brito aconselha a ficar atento ao índice glicêmico da dieta e manter-se hidratado.

Jhonatan Vieira/Esp. CB/D.A Press
Victor Hugo está no caminho certo (foto: Jhonatan Vieira/Esp. CB/D.A Press)
Victor Hugo dos Santos, 18 anos, é cantor e está firme no “projeto verão”. Ele tem acompanhamento de um nutricionista e de um personal trainer. “Tenho descoberto que, para ter um corpo saudável e em forma, a dedicação e a disciplina, assim como uma boa alimentação e exercícios físicos, são muito importantes”, conta. Ele está treinando seis dias por semana e tem evitado consumir alimentos gordurosos, frituras e refrigerantes.

O jovem está no caminho certo, de acordo com os especialistas ouvidos pela reportagem. O professor de educação física Matheus Sans acrescenta que, se o objetivo for emagrecimento, nada como caminhadas, corrida, natação e aulas de dança. Já a personal trainer Carla d’Arcanchy aconselha o chamado HIIT — treino intervalado com alta intensidade. Para aqueles que querem ganhar massa magra (músculo), os treinos de força são os ideais, como musculação e treinamento funcional.

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Alguns cuidados
É comum que as pessoas fiquem tentadas a participar de “projetos verão” propostos por blogueiras, familiares ou amigos. Contudo, Renata alerta que dietas muito radicais e restritivas podem gerar deficiências de vitaminas e minerais importantes para o funcionamento do organismo. “Se não houver equilíbrio entre as vitaminas e minerais, todo o processo de emagrecimento poderá ficar prejudicado”, afirma. A personal Carla d’Arcanchy lembra que não existem “fórmulas de bolo” para alcançar a boa forma. “Por que buscar saúde, bem-estar, beleza e funcionalidade para o corpo durante dois ou três meses ao longo do ano?”, questiona. É importante lembrar que o corpo não muda do dia para a noite, garante o profissional Matheus Sans. “Procure sempre um profissional credenciado, seja ele personal ou nutricionista”, reforça. Afinal, como destaca o nutrólogo Fabrício Brito, é importante tomar cuidado com os modismos, já que essas dietas não funcionam. “E ainda causam o chamado efeito sanfona, em que se ganha novamente todo o peso perdido. Sem falar na queda de cabelo, nas unha quebradiças e na imunidade baixa”, enfatiza.

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