Estrangeiros tentam adivinhar o que significam sete gestos brasileiros: veja vídeo

por Redação 18/08/2016 12:30
Sabemos que a intimidade faz com que as pessoas se entendam apenas pelo olhar e que a mímica até pode auxiliar a comunicação entre estrangeiros que não falam o mesmo idioma. Mas e os gestos comuns de uma cultura podem ser compreendidos por pessoas de fora? Sim e não. É o que mostra um vídeo publicado no início de agosto no YouTube.

Em quatro minutos e meio, a mediadora apresenta um gesto de cada vez e as pessoas escolhidas tentam acertar o significado das mensagens gestuais. Veja o vídeo e uma ajudinha logo abaixo para quem não entende inglês completamente.



A cada tentativa, o vídeo vai ficando mais engraçado. O primeiro gesto é ‘Não me importo’, ‘Eu nem ligo’ ou ‘Tanto faz’. Dos três casais que aparecem no vídeo apenas um consegue interpretar corretamente a expressão corporal.



Na sequência, a interlocutora leva a mão fechada à cabeça em referência a ‘que idiotice’ e gera comentários divertidos como o palpite de uma moça que acha que se trata de alguém louco e de um outro que acredita ser a abertura de um terceiro olho...



O gesto ‘estou ferrado’ também gera risadas como alguém que acha que o sentido é ‘vou bater na sua cara’. Na quarta tentativa, o ‘vaza’ ou ‘sai’ foi interpretado como um gesto de mágica que faria alguém aparecer ou desaparecer.





O nosso ‘está demorando muito’ foi lido como uma festa que iria começar, mas o gesto que mostra intimidade entre duas pessoas, no entanto, foi acertado pela maioria.





Já o ‘delicioso’, quando a gente pega a pontinha da orelha para falar que uma comida está gostosa demais, por exemplo, grande parte dos participantes acertou que se referia a algo bom, apesar de um deles ter cogitado que seria algo como ‘não posso acreditar que estou ouvindo isso’.