OMS quer que filmes e séries na tv com fumantes sejam classificados como conteúdo adulto

Conteúdos influenciariam a decisão de alguém começar a fumar

por Agência Brasil 01/02/2016 10:31

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

CORREÇÃO:

Preencha todos os campos.
Reprodução Internet
Série norte-americana se sucesso, Mad Men é repleta de cenas de fumantes. Na foto, Betty (January Jones) e filha Sally (Kiernan Shipka) fumam dentro do carro (foto: Reprodução Internet )
A Organização Mundial de Saúde (OMS) quer que todos os países-membros utilizem um sistema de certificação que classifique filmes e séries televisivas como sendo "para adultos" sempre que incluírem cenas com pessoas fumando.

Esta é a principal recomendação apresentada no domingo (31/01) pela OMS sobre a influência que a presença de fumantes em filmes e séries de televisão exerce sobre a decisão de alguém começar a fumar. A OMS acredita que reduzir a exposição visual à presença de fumantes poderá retardar o início desse vício, assim como as doenças a ele associadas.

De acordo com os Centros de Prevenção e Controlo de Doenças nos Estados Unidos, 6 milhões de adolescentes começaram a fumar em 2014 depois de terem sido expostos a cenas onde aparecem fumantes e, desses, 2 milhões poderão morrer de doenças relacionadas com o consumo de tabaco. Em 2014, nos Estados Unidos, 36% dos filmes classificados "para todos os públicos" tinham cenas com fumantes.

VÍDEOS RECOMENDADOS

MAIS SOBRE SAÚDE PLENA