Teste terapêutico com analgésico à base de cannabis causa morte cerebral na França

Noventa voluntários tomaram a molécula que deixou ainda outras cinco pessoas em estado grave

por AFP - Agence France-Presse 15/01/2016 13:54

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

CORREÇÃO:

Preencha todos os campos.
DAMIEN MEYER  / AFP PHOTO
Ensaio clínico de medicamento oral foi realizado no laboratório Biotrial (foto: DAMIEN MEYER / AFP PHOTO )
Um "grave acidente" ocorrido durante um teste terapêutico no oeste de França causou a morte cerebral de um paciente e deixou outras cinco pessoas hospitalizadas em estado grave, anunciou nesta sexta-feira (15/01) a ministra francesa da Saúde Marisol Touraine. Noventa voluntários tomaram a molécula experimental.

O teste realizado perto de Rennes, e que envolvia um produto analgésico à base de cannabis, foi realizado em um centro de pesquisas chancelado pelo ministério da Saúde do país.

A ministra, que destacou que este acidente é um fato inédito na França, afirmou ainda que para três dos cinco pacientes hospitalizados, a medicação provavelmente provocou problemas irreversíveis. "Não tenho conhecimento de nenhum outro evento comparável", declarou na coletiva de imprensa em Rennes, cidade onde os pacientes foram hospitalizados.

Após a ocorrência do acidente, o teste foi interrompido. A justiça abriu um inquérito e Marisol Touraine anunciou que dará uma coletiva de imprensa ainda nesta sexta.

A molécula estava sendo testada no marco de um teste terapêutico dirigido por um laboratório privado, que investigava seu efeito para tratar problemas de humor e ansiedade, informou Touraine. A molécula havia sido testada inicialmente em animais, entre eles chimpanzés.

VÍDEOS RECOMENDADOS

MAIS SOBRE SAÚDE PLENA