Conheça a refeição mais calórica dos Estados Unidos que equivaleria a cinco almoços no Brasil

O prato intitulado 'Alerta Vermelho' tem 2.710 calorias e é composto de camarão, batatas fritas e macarrão

por Douglas de Carvalho 25/06/2015 14:00

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

CORREÇÃO:

Preencha todos os campos.
Center for Science in the Public Interest / Divulgação
Para se ter uma ideia da bomba calórica, a recomendação diária para uma pessoa de 70 quilos são 2.000 calorias; o Red Alert tem 2.710 (foto: Center for Science in the Public Interest / Divulgação)
Imagine almoçar cinco vezes seguidas em um dia. Esta “loucura” equivale ao prato menos saudável dos Estados Unidos, o Red Alert (Alerta Vermelho, em português) da rede Red Lobster, que encabeça a lista de refeições com maior teor calórico elaborada pelo Centro de Ciência para o Interesse Público (CSPI, em inglês). O instituto verificou que a comida, composta basicamente por camarões, batata frita e macarrão, contém 2.710 calorias, quantia cinco vezes superior ao que o brasileiro consome, em média, no almoço.

“São muitas calorias para uma refeição só. Supera, inclusive, o limite recomendado para um dia inteiro, que são 2.000, considerando um adulto de 70kg”, avalia o nutricionista esportivo Victor Guerra. O Alerta Vermelho chama a atenção pelo alto teor de gordura trans, 37g, o que uma pessoa deveria consumir em dois dias, e sódio, 6,5g, quantidade aconselhada para se ingerir em quatro dias.

Victor Guerra compara o prato americano com o almoço médio do brasileiro, considerando arroz, feijão e carne como os ingredientes básicos. “Seria o mesmo que comer dois quilos: 550g de arroz, 700g de feijão e 800g de carne bovina. Mais cinco copos de 200ml de suco de laranja, que o brasileiro costuma beber após a refeição”, contabiliza. O nutricionista acrescenta que o Alerta Vermelho equivale também a 12 pães com manteiga e 27 copos de suco de laranja.

O CSPI elabora a lista de refeições com maior teor calórico, de gordura e sódio em redes de restaurantes em todo os Estados Unidos, que contribuem para o aumento da taxa de obesidade no país. O grupo estima que um terço dos adultos americanos são obesos.

O centro selecionou três pratos de camarão no serviço 'Crie sua própria combinação' do restaurante americano e adicionou três acompanhamentos — batatas fritas, salada e um pãozinho com cheddar. O total: 2.710 calorias. O Centro de Ciência para o Interesse Público promove a lista de refeições mais calóricas dos EUA anualmente desde 2007.

Danos à saúde
A nutricionista esportiva Priscilla Marcondelli ressalta que pratos que contenham valor calórico próximo ao do Alerta Vermelho prejudicam a saúde. “O trato digestório não está preparado para digerir tantas calorias”, explica. Ela afirma que diarreia e náusea são sintomas decorrentes do consumo da refeição.

O hábito de comer um prato com esta quantidade de gorduras e sódio pode acarretar, a longo prazo, hipertensão, arterosclerose - formação de placas de gordura em vasos sanguíneos - e aumento da adiposidade visceral.

VÍDEOS RECOMENDADOS

MAIS SOBRE SAÚDE PLENA