Nasce primeiro bebê de útero transplantado

A mãe nasceu sem útero, devido a uma afecção genética. O útero transplantado era de uma mulher de 61 anos, que entrou na menopausa há sete anos, após ter sido operada

por AFP - Agence France-Presse 04/10/2014 11:24

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

CORREÇÃO:

Preencha todos os campos.
Uma sueca de 36 anos é a primeira mulher a dar à luz com um útero transplantado, revela neste sábado (4) a revista médica britânica The Lancet. Este importante progresso na luta contra a infertilidade permitiu à mulher, que nasceu sem útero, dar à luz um menino saudável, após 31 semanas de gestação, destaca a revista. O bebê nasceu com 1,775 kg.

A mãe nasceu sem útero, devido a uma afecção genética. Sua identidade não foi revelada. Ela deixou o hospital três dias após o parto, enquanto a criança recebeu alta da unidade neonatal dez dias depois do nascimento. Ambos passam bem, acrescenta o periódico. O útero transplantado era de uma mulher de 61 anos, que entrou na menopausa há sete anos, após ter sido operada.

"Esse sucesso se baseia em mais de dez anos de pesquisas intensivas em cobaias e treinamento cirúrgico da nossa equipe e cria a possibilidade de tratar um bom número de jovens mulheres no mundo que sofrem de infertilidade uterina", disse à revista o professor Mats Brännström, especialista em Ginecologia Obstetrícia da Universidade de Gothenburg, que liderou a investigação.

"Além disso, demonstramos a viabilidade do transplante de útero de uma doadora viva, mesmo quando esta última se encontra na menopausa", completou.

VÍDEOS RECOMENDADOS

MAIS SOBRE SAÚDE PLENA