Novamente na moda, barba precisa de cuidados básicos para enobrecer o rosto do dono; veja dicas

O segredo é a combinação entre o desenho dos pelos e o formato do rosto

por Revista do CB 25/01/2014 10:00

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

CORREÇÃO:

Preencha todos os campos.
Ao longo do século 20, o significado e os valores atribuídos à barba mudaram radicalmente. Após a disseminação do aparelho de barbear, ela se tornou sinônimo de rebeldia, irreverência e até petulância, uma vez que o rosto masculino lisinho, totalmente raspado, dava um ar de “civilidade”. Nos anos 1950, por exemplo, os imberbes deram as cartas, embora bigodes fossem tolerados. Os pelos voltaram à tona nos anos 1970, sobretudo no contexto do movimento hippie e do ativismo gay. A década seguinte, porém, passou uma gilete nessa exuberância. Hoje, assistimos a uma nova reviravolta, com a valorização da barba — ela confere personalidade aos que sabem usá-la. O segredo é a combinação entre o desenho dos pelos e o formato do rosto.

Zuleika de Souza/CB/D.A Press
O advogado Wagner Rago é freguês assíduo de barbearias (foto: Zuleika de Souza/CB/D.A Press)
Segundo a especialista em estética masculina Roberta Almeida, a barba voltou com tudo. Pode ser vista no rosto de homens poderosos e estilosos, como os atores Robert Downey Jr., Johnny Depp, Hugh Jackman e George Clooney. Para a especialista, o importante é dosar a ousadia. “Na maioria das vezes, a barba frisada (com o look de barba por fazer), mas muito bem delineada e bem baixinha, costuma dar certo. Há casos em que uma barba cheia, mas sempre bem cuidada, também combina com o rosto”, explica.

“A regra geral é: o formato do rosto determina que tipo de barba cai melhor”, continua Roberta. “O objetivo é alongar o queixo, tornando o rosto mais quadrado. Para isso, um cavanhaque ou costeletas podem ser uma boa opção. Para aqueles que já têm o rosto quadrado, é só alegria. A única recomendação é ter cuidado para não deixar os pelos muito longos”, ressalta.

O advogado Wagner Rago, 39 anos, é frequentador assíduo de barbearias desde a primeira vez que experimentou aparar os fios fora de casa. “É muito diferente. A gente fica se matando em frente ao espelho e, na verdade, não faz a menor ideia do que está fazendo. Além de tudo, a profissional que me atende dá dicas sobre o que fica melhor no rosto”, elogia Wagner.

Para o especialista em estética masculina Deivid Meireles, um dos pontos mais interessantes sobre a barba é o “plus” que ela pode trazer ao visual do homem. “Estilos de barba um pouco mais exóticas, algumas bem cheias e extravagantes, desde que bem desenhadas e aparadas, também estão sendo muito bem aceitas, pois podem dizer muito sobre a personalidade de quem a usa”, atesta Deivid.

Deivid também destaca a importância dos cuidados para o antes e o depois do barbear. Segundo ele, para aqueles que fazem a barba em casa, é muito importante seguir alguns rituais que diminuem as chances de foliculite (o tradicional pelo encravado) e outras irritações cutâneas. “Uma boa dica é tomar um bom banho quente (ou quem sabe uma sauna?) para abrir bem os poros do rosto antes de fazer a barba. Há também produtos pré-barba (esfoliantes) que ajudam a preparar a pele antes da navalha, ou lâmina. Além disso, a espuma de barbear e o creme pós-barba são fundamentais para ajudar a pele do rosto a não sofrer tanto”, aconselha.

A constância com que o homem deve cuidar da sua barba é outro ponto abordado por Roberta Almeida. “Não adianta nada ter barba e deixar ela ficar feia, desalinhada ou, pior ainda, suja. A barba exige um cuidado diário, afinal acaba caindo alimentos nos fios, que devem ser regularmente lavados, além do trato estético, que realmente exige que o homem a apare com uma certa regularidade”, aponta a especialista.

Ícones barbeados

Divulgação
Johnny Depp - O queridinho do público feminino opta por um cavanhaque bem singelo e de fios curtos, que destaca as linhas do rosto, alongando levemente o queixo. (foto: Divulgação)


Divulgação
Hugh Jackman - O ator abandona um pouco o estilo Wolverine e ataca com um visual mais clean, com a barba bem baixinha, por fazer. (foto: Divulgação)


Divulgação
George Clooney - Barba cheia, grande, mas bem delineada e muito bem aparada. (foto: Divulgação)


Divulgação
Robert Downey Jr. - Com um cavanhaque exótico e ousado, Robert mostra toda sua personalidade e irreverência por meio dos pelos. (foto: Divulgação)