Práticas do dia a dia podem diminuir o estresse e garantir organismo saudável

Com poucos cuidados e gastando uma fração mínima de seu tempo tão corrido é possível repor as energias, diminuir o estresse e garantir o bem-estar. Veja dicas

por Lilian Monteiro 16/01/2014 15:00

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

CORREÇÃO:

Preencha todos os campos.
Parece blá-blá-blá de todo fim de ano, começo de outro. Não é. É preciso que homens e mulheres tomem consciência do quanto é importante buscar o equilíbrio e a harmonia do corpo e da mente para resguardar a saúde do organismo. Com poucos cuidados e gastando uma fração mínima de seu tempo tão corrido é possível repor as energias, diminuir o estresse e garantir o bem-estar. Bastam alguns minutos, às vezes segundos, para garantir uma vida de qualidade. A proposta é: aprenda a relaxar, se tocar com pequenas atitudes.

Natura/Divulgação
A busca pelo conforto sem complicar é a grande sacada (foto: Natura/Divulgação)
Rosa Friedlander, gerente científica de ciência de bem-estar e relações da Natura, ressalta a importância de trazer para o cotidiano de todos os gestos do dia a dia de maneira mais consciente e não automática. Se for mecânico, não tem força e muito menos efeito. “Podemos incorporá-los na nossa vida sem sair da rotina. Tem de querer e tomar a atitude de criar um ritual de autocuidado. Esse é o objetivo dos gestos.”

Você pode fazer massagens, ioga e terapias. São artifícios louváveis, importantes para se renovar. Mas se sua agenda não tem horário livre, isso não é desculpa para não se dar atenção, escutar seu corpo. Saiba que a sobrecarga pode gerar vários problemas, como gastrite, dor de cabeça, fadiga ou mesmo doenças psicossomáticas, como ansiedade, insônia e depressão.

Ao lado da atividade física e da alimentação saudável, que são essenciais, é preciso seguir a rotina de um banho relaxante, de passar o hidratante massageando o corpo e de escolher um sabonete especial que, somados a movimentos circulares feitos no banho, ajudam a ativar a circulação linfática. “Só o ato de lavar o cabelo pode ser um momento de relaxamento e assim por diante. Tais gestos, certamente, vão proporcionar maior equilíbrio e autoconhecimento”, destaca Rosa.

A busca pelo conforto sem complicar é a grande sacada. Rosa Friedlander recomenda “pensar simples”. O que isso significa? Ter tempo para a respiração, alongamento e consciência. Ela propõe: “Na cama, antes de se levantar, é uma ótima hora. Respire profundamente, faça alongamentos e reflita se preparando para o seu dia, que ele seja prazeroso e produtivo. Enfim, faça suas intenções. Não vai demorar mais que 40 segundos, um minuto. E fará muita diferença”.

Natura/Divulgação
Em vez de se esfregar, o ideal é optar por massagear o corpo durante o banho ou na hora de passar um hidratante. Delicadeza é essencial (foto: Natura/Divulgação)
AUTOCONEXÃO

Outra dica superimportante de Rosa Friedlander é a autoconexão. Também um gesto simples que pode ser tomado na mesa do trabalho, diante da TV, no trânsito engarrafado, no vestiário. “Tente se concentrar e tenha consciência ao se tocar. Primeiro, pode fechar os olhos e pôr as mãos sobre eles. Você vai relaxar. Depois, tampe os ouvidos, escute o silêncio, o batimento do coração. Vá para as costas, massageie alguns pontos, os chacras, pontos de energia que vão acalmar você. A ideia é que tais gestos o façam sentir como se estivesse tendo um acolhimento.”

Para Rosa, seguramente esse cuidado vai trazer equilíbrio para o que você vai viver em seguida. Ela garante que, com qualquer uma dessas atitudes, feitas em qualquer momento, você vai se sentir mais concentrado e centrado. “É se isolar para se reconectar com você mesmo. Claro, todos têm de trocar com o meio ambiente, mas antes de mais nada é preciso estar bem com você mesmo.”

Os gestos indicados por Rosa não pedem nenhum produto, mas ela enfatiza que há os que são acompanhados de cheiros e texturas fundamentais para chegar ao mesmo resultado de bem-estar. São aqueles usados seja no banho (sabonetes, óleos, xampus) ou na hora da hidratação. “Em vez de esfregar, opte por massagear o corpo durante o banho. Tenha a mesma atitude na hora de passar o hidratante. Faça um spa para os pés e mãos com gestuais de automassagem. Procure os pontos da reflexologia, da massoterapia e acupuntura. Os básicos, mais conhecidos, pois não precisa ser uma expert. Os movimentos vão ativar a circulação e a energia. Se tiver dificuldade, a Natura disponibiliza no site vídeos com passo a passo, bem simples.”

Rosa Friedlander ressalta que é preciso conhecer o corpo para saber qual parte precisa do gestual de cuidado e carinho. “Com tempo e prática você aprende como e onde se tocar. É um momento para se descobrir de maneira gentil. Experimente.”

Natura/Divulgação
É preciso conhecer o corpo para saber qual parte precisa do gestual de cuidado e carinho (foto: Natura/Divulgação)
Bem-estar

No começo deste ano, a Natura lançou para as versões em IOS e Android o aplicativo gratuito Gestos Natura, que dá uma série de dicas sobre exercícios e reflexões que incentivam o autoconhecimento e a sensação de bem-estar. O material de Gestos está disponível em www.natura.com.br.

Hora de agir

Estimule a circulação linfática. Abaixo, o passo a passo de gestos para energizar. Aproveite o momento pós-banho para estimular sua circulação enquanto hidrata seu corpo, ampliando o autoconhecimento e renovando as energias.

Passo 1 – Primeiro passe o creme hidratante nas mãos
Passo 2 – Levante um dos braços e cruze-o atrás da cabeça. Com a outra mão, faça movimentos suaves, lentos e circulares na região da axila por alguns minutos. Toque com gentileza e perceba sua respiração
Passo 3 – Em seguida, deslize sua mão pelo braço, sempre no sentido para a axila. Desça por todo o antebraço e mão e retorne vagarosamente até reencontrar sua axila
Passo 4 – Finalize com movimentos circulares na axila com o pulsar de sua mão. Repita tudo no outro braço. Ao estimular sua circulação linfática, você desperta seu corpo e traz mais energia para seu dia.

VÍDEOS RECOMENDADOS

MAIS SOBRE SAÚDE PLENA