Saiba como passar as comemorações de fim de ano sem ganhar peso

Vigilantes do Peso preparou oito dicas valiosas para driblar as tentações à mesa e não engordar

por Estado de Minas 18/12/2013 14:30

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EM / DA Press
(foto: EM / DA Press)
Dezembro costuma ser um mês difícil para quem está em busca pelo peso saudável. São muitas comemorações nesta época: além de Natal e Ano-novo, há os encontros para trocar presentes de amigo oculto, festas da empresa, almoços festivos e outras tantas oportunidades para reunir pessoas queridas. Mas não entre em pânico. Para quem não quer correr o risco de engordar, o Vigilantes do Peso preparou oito dicas valiosas para driblar as tentações à mesa. Confira!

1. Coma normalmente nos dias de festa
Tome um café da manhã nutritivo e leve. Na hora do almoço, não se esqueça das proteínas para manter seu corpo abastecido. Se você guardar a fome para mais tarde, quando finalmente for comer, vai acabar cedendo às piores tentações (e exagerando na quantidade).

2. Invista em carne branca

O peru é um grande aliado na meta
de se manter comedido, já que, em comparação com a carne vermelha, tem de 30% a 40% menos gorduras e 15% menos calorias. Só não se esqueça de tirar a pele da ave (por mais dourada e crocante que esteja), pois é onde se concentra a maior parte da gordura.

3. Beba muita água
Quem vai a festa à noite deve dar atenção especial à ingestão de líquidos ao longo de todo o dia. Quando estamos bem hidratados, pensamos com mais clareza e, assim, tomamos melhores decisões até em relação aos alimentos que serão consumidos.

4. Eleja seu preferido
Pense nos pratos que sempre são servidos nas festas de fim de ano e escolha aquele que lhe mais dá água na boca. Permita-se, desde que seja em uma quantidade razoável. Assim você corre menos risco de atacar as sobras do jantar depois que todo mundo for embora.

 

sxc.hu
O peru pode ser um aliado para a alimentação mais leve (foto: sxc.hu)
 

5. Comece pela salada
Só depois de uma leve entrada você deve pegar seu pedaço do peru e os acompanhamentos mais saudáveis. Ao fim da refeição, é bem provável que você já nem aguente comer a tão temida sobremesa.

6. Continue se exercitando
Vai bater aquela pontada de culpa se você aproveitar os dias de festa para tirar uma folga da atividade física. Se o problema for falta de tempo, dê um jeito de sair para uma caminhada (leve seu cachorro!), subir escadas ou fazer uma bagunça na sala com os sobrinhos.

7. Leve um prato saudável
Contribua para o cardápio da noite com um prato inofensivo e leve, pois assim você já tem a garantia de que vai haver alguma comida saudável na mesa. Não é muito fã de cozinhar? Faça uma salada de folhas e jogue por cima um bom molho light.

8. Escolha o figurino certo

Vista algo confortável, mas não demais – nada de dar muito espaço para a cintura.

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