Cães com sobrancelha viram moda na internet e nas redes sociais

Com um par de sobrancelhas desenhadas ou aplicadas com fita adesiva, os cães ganham expressão de gente e se demonstram ora felizes, ora tristes, ora surpresos, ora desconfiados. Mas atenção: a brincadeira, apesar de divertida, pode ser prejudicial à saúde do animal.

por Alessandra Alves 08/10/2013 14:00

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

CORREÇÃO:

Preencha todos os campos.
Reprodução/Sad and Useless
Desenhar sobrancelhas com caneta, lápis ou canetinha no pelo do animal virou tendência (foto: Reprodução/Sad and Useless)

Primeiro foram as roupas. Depois vieram os sapatos, as unhas pintadas, os óculos escuros... Nos últimos dias, a tendência entre os cães – ou entre os donos deles – é a adoção de sobrancelhas.

Às custas de uma boa risada ou uma curtida nas redes sociais, alguns donos têm criado uma nova expressão em seus cães ao desenhar ou colar com fita adesiva um par de sobrancelhas nos animais. A depender do traço, grosso ou fino, caído ou arqueado, contínuo ou separado, os animais ganham ares de tristeza, espanto, remorso, susto, alegria, preocupação ou o que mais o dono conseguir revelar.

A página Dogs With Eyebrows (Cachorros com Sobrancelha), no Facebook, tem mais de 40 mil curtidas e compartilha uma série de foto de cães, de diferentes raças, diferentes donos, mas que dividem um traço em comum: as sobrancelhas.

Veja a galeria de fotos

Reprodução/Facebook
Este cãozinho não parece ter se importado com a brincadeira (foto: Reprodução/Facebook)
Riscos à saúde do animal

A brincadeira pode ser divertida, mas muito mais para os donos que para os animais. A veterinária Riele Campos Ferreira Bistene faz o alerta. "Qualquer produto químico utilizado em cães pode gerar um caso de intoxicação", diz. O ato de desenhar com caneta, lápis ou canetinha no pelo do animal pode constituir uma séria ameaça à sua saúde. “Além disso, o animal pode sofrer alguma alergia ou desenvolver posteriormente problemas respiratórios ou neuromotores”, completa. No caso de filhotes, o cuidado deve ser redobrado, já que o sistema imunológico não está completamente formado.

Se você tem um animal de estimação e pretende aderir à moda, tenha cuidado ao realizar a brincadeira. Procure saber a origem do material antes de aplicar na pele de seu cão e tenha cuidado com o que os especialistas chamam de antropomorfismo - a atribuição de características ou aspectos humanos a animais. Um hábito que, de acordo com a veterinária, pode ser bastante perigoso.