Sucesso na web, vídeo sobre cigarro choca e quer convencer pessoas a largarem o vício

Mais de 1,7 milhões de pessoas já viram o vídeo em que um usuário realiza um experimento para identificar o alcatrão proveniente dos 400 cigarros

por Gabriella Pacheco 26/09/2013 13:30

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

CORREÇÃO:

Preencha todos os campos.

Reprodução Youtube
A água que recebeu a fumaça passou de translúcida, para marrom e, por fim, preta (foto: Reprodução Youtube)

O tabagismo é responsável por cerca de 10 mil mortes por dia pelo mundo. Contudo, nem informações como essa, amplamente divulgadas pela Organização Mundial da Saúde (OMS), têm impedido milhões de fumantes de manterem o hábito. Quem sabe vídeos como o que vamos mostrar a seguir consigam impactar mais essas pessoas. Na última semana, uma produção do internauta Samimy mostrando a quantidade de alcatrão liberada por 20 maços de cigarros se tornou um viral e atingiu 1,7 milhão de visualizações no Youtube.

Assista ao vídeo:



Intitulado "Still smoking?" (Continua fumando?), a proposta do vídeo é alertar os internautas sobre o que eles realmente inalam ao fumar. O usuário criou, entre várias outras engenhocas caseiras, uma máquina que queima cigarros e absorve o alcatrão, usando um equipamento à vácuo, em um vidro com água. O processo foi repetido 400 vezes, com cigarros contendo 18 mg de alcatrão cada.

A fumaça dos rolos atravessa a água em alta velocidade e o líquido absorve quase 75% da substância. A cada novo produto queimado, a água fica cada vez mais escura e viscosa. Ao final dos 400 cigarros, após mais de três horas de experimento, a água atinge a cor preta e fica mais densa.

Após esse processo, Samimy ainda ferve o líquido para chegar aos resíduos sólidos deixados pela substância presente na fumaça. Em 40 minutos, a água se seca trazendo à tona o alcatrão presente nos maços. Baseado nas informações fornecidas pelo fabricante, a mistura seria equivalente à 7.200 mg.

Já seco, o resultado do experimento tem aparência grudenta e semelhante a carvão. O alcatrão é uma das substâncias presentes no tabaco. Ele tem forte odor e é obtido por meio da destilação de certas matérias orgânicas, principalmente de carvão, ossos e de algumas madeiras resinosas. Segundo a OMS, ele provoca a obstrução dos pulmões e perturbações respiratórias, além da dependência do tabaco e várias doenças associadas.

Além do alcatrão, o cigarro também tem cerca de 4,7 mil substâncias tóxicas diferentes. A prática é considerada a maior causa de morte evitável no mundo e está ligada a 50 tipos de doenças como câncer de pulmão, de boca e de faringe, além de problemas cardíacos e respiratórios.

Reprodução Youtube
'Isso é o que nós inalamos para nossos pulmões quando fumamos em forma de partículas muito pequenas. Mas quando elas estão reunidas, elas são horríveis, venenosas e grudentas' (foto: Reprodução Youtube)