O que sua mesa de trabalho (ou estudo) diz sobre você?

Mesas limpas e arrumadas indicam pessoas mais convencionais, propensas a uma dieta saudável e mais generosas. Por outro lado, algumas das mentes mais criativas e brilhantes também eram conhecidas pela desorganização no escritório

por AFP / Relaxnews 08/08/2013 08:50

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

CORREÇÃO:

Preencha todos os campos.
Albert H.Teich/shutterstock.com
Um novo estudo revela o que o estado de bagunça ou organização de sua mesa pode dizer muito sobre você (foto: Albert H.Teich/shutterstock.com)
Sua mesa é organizada, com pastas e papéis bem alinhadas e canetas no lugar certo? Ou parece que uma loja de material de escritório espalhou-se sobre ela? A psicologia tem várias teorias sobre esse traço da personalidade de cada um.

Depois de simular diferentes condições de trabalho, em que os participantes preencheram questionários e foram analisados por seu comportamento, pesquisadores da Universidade de Minnesota (EUA), chegaram a uma conclusão. As pessoas que trabalham em mesas limpas e arrumadas tendem a se conformar com a convenção, ter uma dieta saudável e são mais generosos, em comparação aos colegas de trabalho que possuem mesas bagunçadas.

Veja galeria de fotos com mesas de famosos!

Por outro lado, a desorganização promove o pensamento criativo e estimula novas ideias, disseram os pesquisadores.Para o estudo, publicado no periódico Psychological Science e divulgado nesta semana, os participantes responderam às perguntas tanto em um escritório organizado, quanto em uma sala toda desordenada.

Eles também foram convidados a doar para a caridade e pegar uma maçã ou chocolate quando saíssem da sala. O que os pesquisadores descobriram foi que, aqueles que completaram a tarefa em uma sala limpa, fizeram doações mais generosas e eram mais propensos a escolher o lanche saudável em vez do chocolate, se comparados àqueles que preencheram os formulários no ambiente mais desorganizado.

Mas quando os pesquisadores pediram para que os grupos debatessem novos usos para bolas de pingue-pongue, as ideias vindas da sala bagunçada foram classificadas como mais interessantes e criativas, em comparação àquelas que saíram da área de trabalho mais organizada."Estar em uma sala bagunçada levou a algo que as empresas, indústrias e sociedades querem: a criatividade", disse Kathleen Vohs, autora principal do estudo.

Da mesma forma, quando dada a opção entre um novo produto e um já estabelecido no mercado, as pessoas da sala mais desorganizada estavam mais inclinadas a dar uma chance ao novo produto. "Os ambientes desordenados parecem inspirar a libertação da tradição, que pode gerar novas percepções", disse Vohs. "Os ambientes organizados, por outro lado, incentivam a convenção e o jogar mais seguro."

Em defesa das pessoas mais desorganizadas e bagunceiras, algumas das mentes mais criativas e brilhantes também eram conhecidas por serem notoriamente confusas, incluindo Sigmund Freud, Abraham Lincoln e Albert Einstein, que disse certa vez: "Se uma mesa cheia é um sinal de uma mente confusa, de que, então, é sinal uma mesa vazia?". Veja na galeria acima a mesa de trabalho do cientista alemão.