Figuras da mitologia inspiraram a criação dos super-heróis dos quadrinhos

Veja que deuses e demônios serviram de modelos para os heróis e vilões mais famosos das HQs

por Correio Braziliense 30/09/2015 08:57

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

CORREÇÃO:

Preencha todos os campos.

Já parou para se perguntar de onde surgiu inspiração para tantos super-heróis do mundo dos quadrinhos? Entre as centenas de mocinhos e vilões, heróis e heroínas, figuras marcantes como Thor, Hércules e Super-Homem foram tiradas de mitologias e cultos mais antigos que muitas das histórias estreladas por eles.

Baseados na mitologia cristã, vários anjos aparecem em muitas das histórias da Marvel. Normalmente heróis, os personagens vêm para a Terra à caça de demônios. Existe também uma raça de mutantes descendentes diretos dos anjos, criados por Yahweh, entidade mitológica responsável pelo surgimento das três principais religiões vindas de Abraão.

No submundo, apesar de existirem vários nas diferentes mitologias, o inferno cristão se tornou o mais conhecido. Diversos vilões das HQs batalham pelo título de Diabo, líder supremo. Entre essas divindades, temos Mefisto, Hela, Coração Negro, Dormammu e Marduk Kurios.

Já nas páginas da DC, uma comparação polêmica leva o Super-Homem ao nível de Jesus. Com a mesma idade, ambos são filhos de um ser supremo, fora da Terra, adotados por um casal simples e bom, com quem aprendem sobre o mundo, para um dia então salvá-lo.
 
O senhor do trovão


Não é segredo para ninguém que um dos maiores heróis da atualidade é baseado em um  deus da mitologia nórdica. O poderoso Thor, além de um dos fundadores de Vingadores, foi cultuado por muitos anos entre os Vikings germânicos como o deus dos trovões, raios, chuvas, força, do carvalho sagrado e até da fertilidade e da proteção aos homens. Criado em 1962 por Stan Lee, Larry Lieber e Jack Kirby, o herói carrega consigo muitos traços da mitologia, como o Hagnarok, o fim do mundo para os deuses; Loki, outro deus da mitologia, conhecido pelas brincadeiras e piadas; e Odin, seu pai.

Os 12 olimpianos


Bem fiéis à mitologia grega, o grupo de heróis intitulado “Olimpicos” é constituído por 12 superseres que vivem em uma realidade paralela à Terra. Nos HQs, os personagens foram cultuados pelos homens em razão dos poderes e dos dons sobrenaturais. O mais famoso deles, senhor da força e bondade, foi Hércules, que tem suas revistas próprias e nela interage com Homem-Aranha, Thor e outros.

Além desses, egípcios, celtas, chineses, africanos, indianos e vários outros grupos de super-heróis têm as mitologias antigas como cocriadoras de suas aventuras.

MAIS SOBRE E-MAIS