Disney muda título de nova animação para evitar comparações com atriz pornô

Estúdio tomou a decisão para evitar qualquer tipo de conexão com a atriz de filme adultos italiana Moana Pozzi

por Agência Estado 21/11/2016 12:43
Disney/Divulgação
Na Itália, animação 'Moana' terá um novo título: 'Oceania'. (foto: Disney/Divulgação)

Ao contrário da maioria dos países nos quais será lançada, a animação Moana terá um título diferente na Itália. E tudo indica que a Disney tomou esta decisão para evitar qualquer tipo de conexão com uma famosa atriz italiana de filmes adultos.

Moana Pozzi (1961-1994) foi uma das profissionais de filmes eróticos mais populares entre os anos 1980 e 1990, tendo atuado em mais de 100 produções. Seu primeiro trabalho foi feito quando ela ainda apresentava um programa infantil na TV. Ela, inclusive, eclipsou a carreira de Cicciolina - outra famosa atriz pornô italiana. Morreu aos 33 anos de idade, em decorrência de um câncer de fígado.
 
Por conta disso, Moana (a animação) foi rebatizada de Oceania na Itália, uma referência ao continente que abriga a Polinésia, local em que a história é ambientada.

Uma fonte garantiu ao site The Hollywood Reporter que os diretores John Musker e Ron Clements mudaram o título para não haver nenhuma relação com a atriz. ''O estúdio frequentemente muda os títulos de seus filmes em territórios estrangeiros por diversos motivos'', disse outra fonte ao site.

Outros países europeus também mudaram o título da animação, mas por uma razão diferente: é que Moana é uma marca registrada. Na Alemanha, Bélgica, Croácia, Espanha, França, Holanda, Hungria, Portugal e Suécia, a produção se chamará Vaiana.

MAIS SOBRE CINEMA