Todo mundo quer ter um SUV na garagem. É bonito, é alto, passa confiança e ainda tem espaço para a família toda. Mas aí você para no posto de gasolina e vê o preço do combustível… É de chorar. A boa notícia é que os fabricantes já perceberam que o consumidor brasileiro quer economia. Por isso, 2025 chegou recheado de opções que não vão quebrar seu orçamento no posto.
Por que os híbridos fazem tanta diferença?
A tecnologia híbrida está revolucionando o mercado de SUVs. A versão híbrida do Hyundai Kona, HEV, custa R$ 169.990. O SUV é equipado com motor 1.6 híbrido pleno que rende uma potência combinada de 141 cv e pode render um consumo impressionante.
Para quem tem orçamento maior, existem opções ainda mais eficientes. O Lexus UX 300H é vendido na linha 2025 custando R$ 299.990. O SUV possui uma motorização 2.0 HEV de 198 cv de potência combinada que permite que o modelo tenha um consumo urbano de 17,3 km/l.
Qual é o SUV mais econômico do Brasil?
O grande campeão da economia em 2025 é o Fiat Pulse híbrido. O novo modelo tem consumo de 13,4/14,4 km/l na gasolina e 9,3/10,2 km/l no etanol. Isso mesmo, mais de 14 km por litro na estrada com gasolina. É uma marca impressionante.
O Pulse ganhou uma motorização híbrida leve que faz toda a diferença. A motorização é a mesma do “irmão” Fastback, com 130 cv de potência no etanol e 125 cv na gasolina. E o preço? O Fiat Pulse é vendido em duas versões 2025 com motorização T200 eletrificada – Audace e Impetus – que custam R$ 129.990 e R$ 144.999.
Logo atrás vem o Renault Kardian. No consumo, o Renault Kardian apresenta uma média de 13,1/13,9 km/l na gasolina e 9/9,7 km/l no etanol. O Kardian marca uma nova fase para a Renault no Brasil e estreou como SUV mais econômico antes da chegada do Pulse híbrido.

Qual SUV oferece melhor custo-benefício?
Se você quer economia sem gastar uma fortuna, algumas opções se destacam. Chevrolet Tracker, Renault Duster e Volkswagen T-Cross são exemplos de SUVs que combinam preço justo com baixa despesa em manutenção.
O Tracker é especialmente interessante. O preço de venda para o modelo 0km gira em torno de R$ 119.990, um valor competitivo na categoria. Um dos maiores destaques do Tracker é o seu motor turbo, que combina bom desempenho com economia de combustível.
Quais são as opções alemãs mais eficientes?
A Volkswagen trouxe duas opções interessantes. O Nivus registra 11,9 km/l de gasolina na cidade e 14,1 km/l na estrada. Com etanol, os números são 8,3 km/l na cidade e 9,9 km/l na estrada. Além disso, o Nivus se destaca por oferecer um maior porta-malas, com 415 litros.
Já o T-Cross surpreende mesmo tendo motor mais potente. Com consumo de 8,1 km/l na cidade (etanol) e 11,6 km/l na estrada (etanol), o Volkswagen T-Cross 250 TSI surpreende, já que tem motor 1.4 turbo de 150 cv.
Como as marcas japonesas se saem?
O Honda HR-V sempre foi referência em economia, e a nova geração não decepciona. O SUV compacto/médio tem motor 1.5, encontrado também no Honda City, entregando 126 cv de potência e oferece um consumo de 12,7/13,9 km/l na gasolina e 8,8/9,8 km/l no etanol.
O Toyota Corolla Cross também aparece como uma surpresa positiva. É um SUV médio e tem motor 2.0 aspirado de até 175 cv. Mas, segundo o Inmetro, faz 9,2 km/l na cidade (etanol) e 11,6 km/l na estrada (etanol). Para um carro do tamanho do Corolla Cross, são números bem respeitáveis.
O que considerar na hora de escolher?
Não é só o consumo que importa. É essencial analisar não só o preço de compra, mas também o quanto será necessário investir em revisões e manutenções ao longo do tempo.
O mercado brasileiro finalmente tem opções variadas de SUVs econômicos. Desde versões mais acessíveis como o Tracker e Kardian até híbridos sofisticados para quem pode investir mais. Em março, o preço da gasolina comercializada médio foi de R$ 6,48 por litro, enquanto o de etanol foi de R$ 4,51, então economizar combustível nunca foi tão importante.
A boa notícia é que você não precisa mais abrir mão do SUV dos sonhos por causa do consumo. Com as opções de 2025, é possível ter o melhor dos dois mundos: um carro bonito, espaçoso e que não vai sugar toda a sua grana no posto.