O mercado de motos está cheio de surpresas. E a Shineray criou uma das mais curiosas: a SHI 250 começou a aparecer em concessionárias antes mesmo da marca anunciar oficialmente o modelo. É uma estratégia pouco convencional, mas que parece estar funcionando. A situação é interessante porque a própria Shineray explicou que está fazendo um “experimento de validação de mercado” em algumas revendas estratégicas.
O preço oficial é de R$ 21.490, sem incluir frete, mas algumas lojas estavam cobrando entre R$ 21.990 e R$ 22.990 durante o período de testes. Agora que foi oficialmente lançada, o preço se estabilizou no valor sugerido pela marca. A moto é resultado da parceria entre Shineray do Brasil e a chinesa Wuyang, a mesma que produziu o scooter Urban 150 da marca.
Por que a Shineray resolveu apostar numa trail de 250cc?

O timing da SHI 250 faz todo sentido. O modelo compete diretamente com motos como Honda Sahara 300, Tornado, Yamaha Lander 250 e Dafra NH 300. É um segmento que está crescendo no Brasil, especialmente entre quem quer uma moto versátil para cidade e estrada. A grande vantagem está no preço: por R$ 21.490, você leva uma trail com equipamentos modernos que custam bem menos que a maioria das concorrentes.
A SHI 250 tem motor monocilíndrico de 249,6 cc, refrigerado a ar, que rende 19,3 cavalos a 8.000 rpm e 18 Nm de torque a 6.000 rpm. São números modestos, mas adequados para o que a moto se propõe: ser uma trail econômica e confiável. A moto vem com suspensão dianteira invertida e monoshock traseiro, rodas raiadas de 21 polegadas na frente e 18 atrás, freios a disco nas duas rodas com sistema CBS.
Qual o diferencial da SHI 250 no mercado brasileiro?
A grande jogada da SHI 250 está no pacote completo que ela oferece. Por R$ 21.490, você leva uma trail com painel digital, iluminação full LED, porta USB e injeção eletrônica. É um conjunto de equipamentos que normalmente você só encontra em motos mais caras. O modelo está disponível em três cores: amarelo, vermelho e cinza – opções simples, mas que atendem bem o público-alvo.
A Shineray não quer complicar, quer vender uma moto funcional a um preço justo. O “experimento de mercado” foi esperto: em vez de fazer um lançamento tradicional com muito marketing, eles testaram a demanda real. E pelo visto, a resposta foi positiva, já que o modelo foi oficializado. Isso mostra uma mudança na forma como as marcas chinesas estão operando no Brasil.
Como a estratégia da Shineray pode mudar o mercado?
A entrada da SHI 250 no mercado oficial marca mais um passo da estratégia chinesa de conquistar o Brasil. As marcas asiáticas não estão mais só no segmento de entrada – elas querem brigar em todas as categorias. A Shineray já tem uma linha completa de 250cc, incluindo modelos custom, naked e agora trail, mostrando ambição de crescer no mercado nacional.
A SHI 250 também comprova que há espaço para trails mais acessíveis no mercado brasileiro. Nem todo mundo quer ou pode pagar R$ 30 mil numa trail importada. A Shineray encontrou o meio termo: uma moto com equipamentos modernos por um preço que não assusta. Para quem está procurando uma trail versátil sem gastar muito, pode ser uma boa opção.
Qual o futuro das trails chinesas no Brasil?
A Shineray apostou numa estratégia diferente com a SHI 250 e parece ter acertado. Agora resta ver se conseguirão manter o mesmo padrão de qualidade e preço quando a produção aumentar. O mercado de motos brasileiro é exigente, mas também oferece grandes oportunidades para quem souber jogá-lo direito.
A SHI 250 não vai revolucionar o mercado, mas oferece o básico bem feito por um preço honesto. E às vezes, é exatamente isso que o consumidor brasileiro procura. Com tanque de combustível de 18 litros, a moto promete boa autonomia para viagens, seja na cidade ou na estrada. É uma aposta interessante da Shineray para conquistar mais espaço no competitivo mercado nacional.