O mundo dos carros elétricos está prestes a mudar para sempre. No meio da corrida pela eletrificação, uma pequena empresa espanhola pode ter criado a tecnologia que vai revolucionar tudo o que sabemos sobre mobilidade sustentável. Estamos falando do motor e-REX, desenvolvido pela INNengine, que promete ser o “motor de um tempo” que vai transformar os híbridos do futuro.
O que torna esse motor tão especial?
Juan Garrido Requena é engenheiro e cofundador da INNengine. Em 2020, ele postou em seu canal no YouTube um vídeo com um título chamativo: “e-REX: o verdadeiro motor para autonomia estendida”. A visão dele era criar um motor a combustão que revolucionaria a mobilidade híbrida. Um motor compacto, leve, sem vibrações ou ruídos notáveis e, além disso, eficiente.
É um motor de um tempo que, segundo Garrido, é duas vezes mais potente que um motor de dois tempos e quatro vezes mais potente que um de quatro tempos. O consumo é baixo, assim como as emissões de CO₂ e NOx, e ele é comparável em potência a um motor de quatro tempos de 2.000 cc.
Com apenas 500 cm³ e 38kg, o motor revolucionário entregou 120 cavalos, fazendo 6 mil RPM e tem um binário à volta de 150 Nm. E sem o auxílio de qualquer tipo de sobrealimentação. São números que impressionam qualquer entusiasta de motores.

Por que gigantes da indústria estão de olho?
A tecnologia chamou a atenção de duas potências mundiais: Renault e Geely. Em um comunicado, ambas as empresas confirmaram um acordo para testar dois protótipos do e-REX. Esses testes serão realizados no laboratório do departamento de Mobilidade Limpa e Termofluidos da Universidade Politécnica de Valência.
Como isso muda o jogo dos carros elétricos?
O e-REX não é pensado para substituir completamente os motores elétricos. Na verdade, ele foi criado para ser o parceiro perfeito. O motor a combustão passa a ser a “bateria” do motor elétrico, que também possui uma bateria de onde pode tirar energia. É um elétrico na teoria, mas um híbrido na prática.
Imagine dirigir um carro 100% elétrico na cidade, silencioso e sem emissões. Quando a bateria começa a acabar ou você precisa fazer uma viagem longa, o pequeno motor e-REX entra em ação, funcionando como um gerador para recarregar as baterias. É o melhor dos dois mundos.
Quais as vantagens reais na prática?
O conceito resolve um dos maiores problemas dos carros elétricos: a ansiedade de autonomia. Com o e-REX, você teria a eficiência de um elétrico para o uso urbano e a tranquilidade de poder viajar longas distâncias sem se preocupar com pontos de recarga.
O motor é perfeitamente equilibrado, com quase ausência de vibrações. Além disso, estará pronto para funcionar com combustíveis sintéticos ou com hidrogênio para ser neutro em carbono. Isso significa que mesmo usando combustível, pode ser completamente limpo.
Quando veremos isso nas ruas?
A INNengine já abriu as encomendas do REX-B, uma versão simplificada do e-REX. Com apenas 125 cm³ debita 22,7 cv às 6000 rpm, pesando apenas 4,59 kg. É um primeiro passo para provar que a tecnologia funciona.
A Horse é uma joint venture criada por Renault (com 45%), Geely (outros 45%) e Aramco (os 10% restantes). Entre os objetivos da empresa está o desenvolvimento de novos motores híbridos, baterias e outros elementos para os veículos do futuro.
Se os testes confirmarem as promessas, o próximo passo será a produção em massa. E aí sim, veremos se o e-REX vai cumprir o que promete: revolucionar de vez a mobilidade elétrica.
O futuro chegou mais cedo?
O e-REX representa algo maior que apenas um novo motor. É a prova de que ainda há espaço para inovação numa indústria que parecia ter apenas dois caminhos: combustão tradicional ou elétrico puro.
Se essa tecnologia se confirmar, estaremos vendo o nascimento de uma terceira via: híbridos tão eficientes que funcionam quase como elétricos, mas sem as limitações de autonomia. É o tipo de inovação que pode acelerar a transição energética de forma que todos ganhem: motoristas, indústria e meio ambiente.